Internacional

Uefa 'rebaixa' Crystal Palace para Liga Conferência por conflito de multipropriedade

Publicidade
Carregando...

O Crystal Palace, que estava classificado para a Liga Europa, não poderá disputar a competição na temporada 2025/2026 devido a um conflito de multipropriedade e foi "rebaixado" para a Liga Conferência, informou a Uefa nesta sexta-feira (11).

Com essa decisão, o time londrino passa do segundo torneio mais importante do continente para o terceiro, devido ao regulamento em vigor que proíbe que múltiplos clubes pertençam ao mesmo dono, e o Palace, assim como o Lyon da França, autorizado pela confederação para disputar a Liga Europa, tem como acionista proprietário em comum o Eagle Football Group, do americano John Textor, que também controla a SAF do Botafogo.

O Crystal Palace tinha conseguido a classificação como campeão da última edição da Copa da Inglaterra.

Na última quarta-feira, o Lyon conseguiu evitar o rebaixamento para a segunda divisão francesa por motivos financeiros, ao ter seu recurso aceito pela Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG), que voltou atrás da decisão de relegar o clube para a Ligue 2.

Isso também permitiu a participação do Lyon na próxima Liga Europa, para a qual o clube francês se classificou na temporada recentemente concluída, mas o obstáculo era o Eagle Football, também acionista do Crystal Palace.

O grupo de John Textor anunciou a venda de suas ações do Palace, mas a transação ainda não foi concluída, o que levou a Uefa a tomar uma decisão sobre esta questão.

O Crystal Palace foi o escolhido para cair para a Liga Conferência porque foi o 12º no Campeonato Inglês, enquanto o Lyon foi o sexto no Campeonato Francês.

eba/bm/dr/das/cb

Tópicos relacionados:

eng fbl finanzas fra uefa

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay