Formada pela UFMG, atua no jornalismo desde 2014 e tem experiência como editora e repórter. Trabalhou na Rádio UFMG e na Faculdade de Medicina da UFMG. Faz parte da editoria de Distribuição de Conteúdo / Redes Sociais do Estado de Minas desde 2022
Menina recriou vestido usado por Spice Girl crédito: Reprodução / Dave Benett/Getty Images
A britânica Courtney Wright, de 12 anos, foi expulsa de um evento escolar na última sexta-feira (11/7), por causa do vestido que usava. A menina, aluna da Bilton School, em Rugby, na Inglaterra, participou da festa do Dia da Celebração da Cultura promovido pela escola usando um vestido estampado com a bandeira do Reino Unido. A estudante, que também escreveu um texto sobre tradições britânicas para a ocasião, homenageava a cantora Geri Halliwell, a Ginger Spice, do grupo Spice Girls. A roupa foi considerada "inaceitável" pela direção.
A escola alegou que a menina poderia ferir a cultura de outros alunos ao usar a bandeira, sugerindo temer que o uso da bandeira do Reino Unido sinalizasse uma supremacia dessa cultura em detrimento das outras. O pai da aluna, Stuart Field, de 47 anos, criticou a medida. “Alguém na escola politizou um vestido com a bandeira do Reino Unido, embora claramente não fosse essa a intenção de Courtney. Courtney não fez nada para ser política. A questão é ser britânica, as Spice Girls e até mesmo a liberdade de poder usar um vestido. É exatamente isso que ser britânica significa para ela", afirmou. Courtney ficou sentada na recepção da escola durante toda a manhã até ser buscada pelo pai, visivelmente abalada com a situação.
Segundo Stuart, a iniciativa da filha foi espontânea: ela escolheu o vestido inspirado nas Spice Girls e escreveu por conta própria um discurso que exaltava a diversidade cultural. "Ela estava muito orgulhosa do que havia feito", disse. O pai contou que outros alunos que utilizavam a bandeira da Inglaterra e do País de Gales também foram barrados.
“Ela queria celebrar o fato de ser britânica, mas não conseguia entender o que havia de errado nisso. Ela também não foi a única criança escolhida — uma criança de origem rural foi barrada nos portões por usar um boné tradicional e uma camisa xadrez. “Eles nem leram ou ouviram o discurso dela, que na verdade celebra a inclusão e outras culturas. Era como se a cultura britânica não pudesse ser celebrada”, lamentou o pai.
bandeira do Brasil foi criada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes, com desenho de Décio Vilares e colaboração de Miguel Lemos e Manuel Pereira Reis. O retângulo verde representa as florestas, o losango amarelo simboliza as riquezas minerais, e a esfera azul com estrelas reflete o céu do Rio de Janeiro na proclamação da República. Marcello Sokal por Pexels
Além disso, a bandeira tem o lema “Ordem e Progresso”, inspirado no positivismo,
uma corrente filosófica criada por Auguste Comte, que valoriza o conhecimento científico como base para o progresso da humanidade. Ele defende a ordem social e o uso da ciência para organizar a sociedade de forma racional.
publicdomainvectors.org
O Brasil tem 26 estados, além do Distrito Federal, onde fica a capital do país. Conheça então as bandeiras de cada unidade fé nossa federação. - Governo Federal
Acre (AC)- Adoção: 22 de dezembro de 1995. Representação: O verde simboliza a esperança, o amarelo as riquezas, e a estrela vermelha (Estrela Altaneira) representa a luta pela independência acreana.
Alagoas (AL) Adoção: 23 de setembro de 1963. - Representação: As cores remetem à bandeira do Brasil, com elementos que simbolizam as riquezas naturais e a importância da pesca.
Amapá (AP) - Adoção: 5 de outubro de 1988. -Representação: Representa a geografia e a cultura local, com o azul para o céu, o verde para a floresta e o preto para o luto pelos que lutaram pelo estado.
Amazonas (AM) - Adoção: 14 de janeiro de 1982. Representação: A estrela maior representa Manaus, enquanto as menores simbolizam os municípios, com as cores do Brasil.
Bahia (BA) - Adoção: 26 de maio de 1889 - Representação: Inspirada no movimento revolucionário baiano, combina elementos da Revolução Francesa com traços da cultura local.
Ceará (CE) - Adoção: 25 de agosto de 1922. Representação: Exibe o brasão do estado sobre um fundo verde e amarelo, simbolizando as riquezas naturais e o progresso.
Distrito Federal (DF) - Adoção: 26 de agosto de 1969. - Representação: O verde representa a vegetação, e a cruz branca com pontas alargadas simboliza o equilíbrio e a convergência.
Espírito Santo (ES) - Adoção: 24 de julho de 1947 - Representação: Inspirada na frase "Trabalha e Confia", com azul, branco e rosa representando a fé e o trabalho.
Goiás (GO) - Adoção: 30 de julho de 1919.Representação: O verde e amarelo remetem ao Brasil, enquanto as estrelas simbolizam a paz e a união do estado.
Maranhão (MA) - Adoção: 6 de dezembro de 1889. Representação: As listras simbolizam os diversos grupos étnicos e o vermelho, a luta pela independência.
Mato Grosso (MT) - Adoção: 31 de janeiro de 1890. Representação: O verde representa as florestas, o azul a justiça, o branco a paz, e a estrela a capital Cuiabá.
Mato Grosso do Sul (MS) - Adoção: 1º de janeiro de 1979. Representação: O azul simboliza o céu, o verde a flora, e o branco a paz e a serenidade.
Minas Gerais (MG) - Adoção: 8 de janeiro de 1963. Representação: O triângulo vermelho e a frase em latim remetem à Inconfidência Mineira e à liberdade.
domínio público
Pará (PA) - Adoção: 16 de novembro de 1889. Representação: A faixa branca simboliza o Rio Amazonas, o vermelho a luta, e a estrela Belém, capital do estado.
ParaÃba (PB) - Adoção: 26 de julho de 1965. Representação: O vermelho representa o sangue derramado, e o preto, o luto pela crise polÃtica de 1930.
Paraná (PR) - Adoção: 27 de maio de 2002. Representação: O verde representa as matas, o branco a paz, e os ramos simbolizam a produção agrícola.
Pernambuco (PE) - Adoção: 23 de fevereiro de 1917. Representação: O arco-íris simboliza a união, o sol o progresso, e a cruz remete à luta dos pernambucanos.
Piauí (PI) - Adoção: 24 de julho de 1922. Representação: O azul e branco remetem à bandeira nacional, e a estrela representa Teresina. E2m, Giro720 - Wikimédia Commons
Rio de Janeiro (RJ) - Adoção: 5 de julho de 1965. Representação: O brasão com o pão-de-açúcar reflete a geografia e a importância histórica do estado.
Rio Grande do Norte (RN) -Adoção: 3 de dezembro de 1957. Representação: O coqueiro e o jangadeiro refletem as tradições e a economia local.
Rio Grande do Sul (RS) - Adoção: 5 de janeiro de 1966. Representação: As cores representam o ideal republicano e a luta farroupilha.
Rondônia (RO) - Adoção: 31 de dezembro de 1981. Representação: O azul simboliza o céu, o verde as florestas, e a estrela amarela a capital, Porto Velho.
Roraima (RR) - Adoção: 14 de junho de 1996. Representação: O branco simboliza a paz, o azul o céu, e o verde e amarelo remetem ao Brasil.
Santa Catarina (SC) - Adoção: 29 de outubro de 1953. Representação: Exibe o brasão sobre um losango, representando as riquezas e o trabalho.
São Paulo (SP) - Adoção: 27 de novembro de 1946 - Representação: As listras representam as raças formadoras do estado e a união com o Brasil.
Sergipe (SE) - Adoção: 3 de dezembro de 1952 - Representação: O verde reflete as florestas e o amarelo as riquezas, com estrelas representando os municípios.
Tocantins (TO) - Adoção: 17 de novembro de 1989. Representação: O azul simboliza o céu, o amarelo a força, e o branco a paz.
Em nota, a escola lamentou o incidente. "Lamentamos profundamente o sofrimento causado e oferecemos nossas sinceras e irrestritas desculpas. Estamos comprometidos em aprender com essa experiência e garantir que todos os alunos se sintam reconhecidos ao expressar orgulho de sua herança", declarou.
A polêmica alcançou o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer. “Acho que a escola emitiu um comunicado sobre isso, então não vou comentar mais, mas o Primeiro Ministro sempre deixou claro que ser britânico é algo a ser celebrado”, disse um porta-voz.
De acordo com o pai de Courtney, vestimentas tradicionais de outros países foram permitidas no evento, enquanto elementos da cultura britânica foram desencorajados. "Parecia que qualquer coisa remotamente britânica não era permitida", comentou.