REINO UNIDO

Por que a família real britânica faz um censo de cisnes todo ano?

Contagem dos animais é prática adotada há mais de 800 anos

Publicidade
Carregando...

Começou nesta semana o tradicional censo dos cisnes, uma tradição adotada pela realeza britânica há mais de 800 anos. Durante o mês de julho, pequenos barcos a remo navegam pelo rio Tâmisa, na Inglaterra, para contar e manter o controle dos animais que vivem na região. 

O censo dos cisnes é uma tradição que remonta ao século XII. Na época, as aves eram o prato principal de banquetes e festa da monarquia. Por isso, os cisnes foram reivindicados pela realeza, tornando ilegal machucá-los ou matá-los sem autorização. 

Essa regra ainda está em vigor. Além disso, todos os cisnes do país são considerados propriedades do rei Charles III. Mas o “swan upping”, como é chamado o evento, ocorre por um motivo diferente. As aves não são mais servidas em festas, mas o censo ajuda a proteger os animais, avaliando ameaças às espécies e a reprodução entre os cisnes. 

Como funciona?

Contagem dos cisnes é feita todos os anos
Contagem dos cisnes é feita todos os anos Família Real

Desde o século XV, o censo dos cisnes é realizado por duas empresas. O trabalho é liderado pelo Contador Oficial de Cisnes do rei. Atualmente, o posto é ocupado por David Barber.

A contagem ocorre durante o mês de julho, quando é verão no hemisfério norte. O trabalho leva cinco dias. Ao todo, são percorridos quase 130 quilômetros em busca dos cisnes. 

Os trabalhadores se aproximam dos animais, contam e colocam etiquetas de identificação. “Eles são amarrados com laços especiais para cisnes. São levados para a margem. Então são pesados, medidos e, o mais importante, verificados quanto a quaisquer ferimentos", detalhou o contador oficial à agência de notícias Reuters. 

Terminada a contagem, o profissional produz um relatório sobre os  animais. O número de cisnes jovens reduziu 45% entre 2023 e 2024. No ano passado, foram registrados 86 animais. 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Um dos principais motivos apontados foi um surto de gripe aviária. Atualmente, o censo é parte da agência de preservação animal do país, com caráter educativo, sendo acompanhado por alunos de diversas escolas britânicas.

Tópicos relacionados:

animais mundo rei-charles-iii reino-unido

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay