IMAGENS IMPRESSIONANTES

Jornalista da Síria deixa estúdio de TV ao vivo durante bombardeio

Israel atacou o Ministério da Defesa da Síria enquanto telejornal estava no ar; ministro responsável pelo ataque compartilhou o vídeo nas redes sociais

Publicidade
Carregando...

A apresentadora da SyriaTV Dima Abodan fugiu do estúdio de onde comandava um telejornal nesta quarta-feira (16/7) durante o ataque aéreo israelense que atingiu o centro de Damasco. O bombardeio teve como alvo o Ministério da Defesa da Síria e um edifício próximo ao palácio presidencial.

Imagens registradas pela emissora estatal mostram o momento exato em que uma explosão ocorre ao fundo, captada pelo estúdio de vidro com vista para a cidade. Dima Abodan, visivelmente abalada, interrompe a transmissão e deixa a bancada com pressa. 

Em entrevista concedida após o ataque, Abodan revelou o estado de choque e o medo que sentiu durante a transmissão. “Eu não conseguia respirar de medo. Os sentimentos são indescritíveis — puro terror”, disse. “Já senti medo antes, sob o regime de Assad, mas este foi diferente”, afirmou, se referindo a Bashar al-Assad, ex-presidente sírio que, em 2024, foi derrubado do poder após uma guerra civil de quase quatorze anos.

Ela contou ainda que já previa a possibilidade de um ataque, dado o conteúdo das notas e alertas lidos no noticiário. “O medo estava lá desde o início. Eu dizia que os bombardeios poderiam atingir nosso estúdio e estilhaçar a janela”, apontou.

Nas redes sociais, a jornalista afirmou que estava bem fisicamente, mas ainda muito abalada. “Graças a Deus pela segurança. Ainda estou em choque... e nunca esquecerei esse horror”, declarou.

O susto da apresentadora foi compartilhado pelo ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, nas redes sociais. “As surras dolorosas começaram”, escreveu.

Segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF), os alvos atingidos foram estratégicos: o  Ministério da Defesa da Síria, de onde são comandadas operações militares internas, e uma instalação militar nas proximidades do palácio presidencial. Avaliações iniciais apontam que o complexo sofreu danos significativos e pode ter sido destruído.

O bombardeio acontece em um momento delicado para a Síria, oito meses após a queda do ditador Bashar al-Assad, em dezembro de 2024. O novo governo de transição, liderado pelo ex-comandante rebelde Ahmed al-Sharaa, tenta consolidar estabilidade interna em meio a conflitos sectários, principalmente entre a minoria drusa e comunidades beduínas na região sul.

Israel tem se posicionado ao lado da comunidade drusa, o que tem levado a novos confrontos e à intervenção das forças sírias na cidade de Suwayda. O ataque desta quarta-feira intensifica a escalada do conflito, agora atingindo estruturas centrais da capital.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Nos Estados Unidos, o secretário de Estado Marco Rubio expressou preocupação com os desdobramentos. “Estamos muito preocupados com essa escalada e em contato com as partes relevantes”, disse a jornalistas em Washington.

Tópicos relacionados:

israel mundo siria tv

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay