Internacional

República Democrática do Congo e grupo armado M23 assinam acordo de cessar-fogo no Catar

Publicidade
Carregando...

O grupo armado M23, apoiado por Ruanda, e o governo da República Democrática do Congo (RDC) assinaram neste sábado (19) um acordo de cessar-fogo no Catar.

“As partes se comprometem a respeitar seu compromisso com um cessar-fogo permanente”, afirma uma declaração de princípios firmada em Doha pelas partes em conflito após três meses de negociações no emirado do Golfo.

A declaração estabelece o compromisso de iniciar, em breve, negociações formais com vistas a um acordo de paz abrangente.

Também prevê um cronograma para a restauração da autoridade do Estado no leste da RDC, assim que o acordo de paz for assinado.

“Esse avanço significativo marca uma etapa importante nos esforços para instaurar uma paz, uma segurança e uma estabilidade duradouras no leste da RDC e na região dos Grandes Lagos”, celebrou o presidente da Comissão da União Africana, Mahamud Ali Yusuf, em comunicado.

A declaração especifica que as negociações para um acordo de paz ocorrerão no âmbito do pacto firmado entre a RDC e Ruanda no fim de junho, em Washington, cujas disposições ainda precisam ser implementadas.

As partes se comprometeram a aplicar as medidas da declaração “até, no máximo, 29 de julho de 2025” e a “iniciar negociações diretas (...) até, no máximo, 8 de agosto de 2025”, segundo o texto.

O M23, que tomou vastas áreas ricas em minerais no leste da RDC durante uma ofensiva relâmpago em janeiro e fevereiro, insistia em negociar um acordo de cessar-fogo direto com Kinshasa, após seu aliado ruandês ter assinado um pacto de paz em Washington no mês passado.

bur-jcp/dth/pb/mmy/mab/mmy/lm

Tópicos relacionados:

catar conflito rdc ruanda

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay