Grécia detém primeiros migrantes após suspensão de pedidos de asilo
compartilhe
Siga noA Grécia deteve cerca de 200 migrantes que chegaram ao país após a suspensão do direito de asilo para solicitantes oriundos do norte da África, informou neste sábado (19) o ministro da Migração, Thanos Plevris.
“Os imigrantes ilegais que entraram pela Líbia nas últimas horas foram presos pela guarda costeira”, declarou Plevris na rede social X.
“Eles não têm direito a pedir asilo e não serão levados a centros de recepção, mas permanecerão sob custódia policial até o início do processo de retorno”, acrescentou.
De acordo com a guarda costeira, os 190 migrantes chegaram em três grupos distintos ao sul da ilha de Creta.
Um quarto grupo, com 11 pessoas, foi localizado nas proximidades da ilha de Agathonisi, perto da costa da Turquia.
Segundo a emissora estatal ERT, uma dessas pessoas ficou ferida e morreu posteriormente no hospital.
A Grécia tem registrado um aumento nas chegadas de migrantes oriundos da Líbia, que desembarcam principalmente em Creta.
Apenas neste mês de julho, mais de 2 mil pessoas chegaram ao país, gerando insatisfação entre autoridades locais e operadores do setor turístico, que pressionam o governo conservador a conter o fluxo migratório.
O governo decretou uma suspensão de três meses para novos pedidos de asilo de pessoas que cheguem por via marítima a partir do norte da África.
O Ministério da Migração também elaborou medidas legislativas que permitirão a detenção de migrantes por até dois anos em casos de entrada irregular, e até cinco anos caso permaneçam ilegalmente no país.
“Sou um grande defensor da dissuasão (...) não somos um hotel”, declarou Plevris ao canal Open TV na quinta-feira, classificando o fluxo migratório como uma “invasão”.
jph/mab/avl/lm