Internacional

Lula busca aproximação comercial com México em 'momento de incertezas'

Publicidade
Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone nesta quarta-feira com a colega do México, Claudia Sheinbaum, para buscar uma aproximação comercial, antes da entrada em vigor, em agosto, de tarifas de 50% e 30%, respectivamente, para as importações americanas procedentes de Brasil e México, as maiores economias da América Latina.

"Lula ressaltou a importância de aprofundar as relações econômicas e comerciais entre os dois países, principalmente diante do atual momento de incertezas", informou a Presidência brasileira. Ele propôs a Claudia "o início de negociações para ampliar o acordo comercial Brasil-México" e buscar "a expansão do fluxo comercial" entre os dois países.

O vice-presidente Geraldo Alckmin visitará o México em 27 e 28 de agosto, acompanhado de uma delegação de empresários, para explorar possíveis oportunidades de negociação nos setores farmacêutico, agropecuário e aeroespacial, entre outros, segundo a Presidência.

O governo mexicano afirma que negocia em Washington uma redução das tarifas, enquanto o Brasil diz que não recebeu uma resposta para a carta que enviou ao governo americano para iniciar conversas.

jss/rsr/atm/lb

Tópicos relacionados:

brasil comercio diplomacia eeuu governo mexico

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay