Internacional

Agências da ONU pedem que Gaza seja 'inundada' com ajuda alimentar

Publicidade
Carregando...

As principais agências de ajuda humanitária da ONU pediram, nesta terça-feira (29), que a Faixa de Gaza seja "inundada" com suprimentos alimentares e alertaram que "o tempo está se esgotando" e que o território palestino está "à beira de uma fome em larga escala". 

"Precisamos inundar Gaza com ajuda alimentar em grande escala, imediatamente e sem obstáculos, e mantê-la todos os dias para evitar a fome em massa", disse a diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Cindy McCain, em uma declaração conjunta com a Unicef, agência para a infância da ONU, e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês). 

O Quadro Integrado de Classificação da Segurança Alimentar (IPC, na sigla em inglês) — referência no assunto, apoiado pela ONU e por diversas organizações humanitárias — afirmou nesta terça-feira que a Faixa de Gaza sofre "o pior cenário de fome". 

Após quase 22 meses de guerra entre Israel e o Hamas, o IPC afirmou em um relatório que a crise humanitária atingiu "um ponto alarmante e mortal". 

"Os dados mais recentes indicam que os limiares da fome foram atingidos (...) na maior parte da Faixa de Gaza", segundo o relatório, que observa que "uma em cada três pessoas passa vários dias sem comer nada".

ljm/mdb/ib/an/mb/jc/aa

Tópicos relacionados:

conflito gaza israel onu palestinos

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay