O PODER DA MÚSICA

Brasileiro sem memória vai a show e chora ao lembrar de música

Raphael Campos sofreu um acidente em 2022, teve um traumatismo craniano severo e uma lesão axonal difusa, que causaram grande perda de memória

Publicidade
Carregando...

Não é incomum que pessoas se emocionem em shows, especialmente quando a banda toca uma música que faz parte da história dos fãs. Mas o catarinense Raphael Campos, que mora nos Estados Unidos, foi às lágrimas durante uma apresentação do Linkin Park por um motivo único.

Em 2022, a vida de Raphael mudou drasticamente. Ele sofreu um atropelamento quando passeava com os cachorros. O acidente deixou Raphael com traumatismo craniano severo e uma lesão axonal difusa — tipo de dano cerebral que compromete conexões neurais e, no caso dele, provocou grande perda de memória.

Ele não se lembrava de nada, nem mesmo da esposa, Jéssica Martendal. Desde então, o que parecia impossível passou a se desenhar em pequenos mas marcantes momentos de recuperação. Ao lado da mulher, Raphael iniciou uma jornada de reconstrução da própria história — e da sua identidade. Nos últimos meses, Jéssica tem compartilhado esse processo em redes sociais, onde vídeos do casal vêm comovendo milhares de pessoas ao redor do mundo.

Um dos momentos mais poderosos dessa trajetória aconteceu durante um show do Linkin Park, nos Estados Unidos. Na plateia, Raphael aparece emocionado, cantando palavra por palavra da música “In the end”, clássico da banda fundada por Chester Bennington (1976-2017) e hoje liderada por Emily Armstrong.

“O acidente levou a memória dele. O corpo esqueceu. A alma, não”, escreveu Jessica na publicação. O vídeo viralizou nas redes sociais e emocionou diversos internautas.

“Pense em uma pessoa que esqueceu anos da própria vida, não tem certeza de como viveu e o que vivenciou… e de repente lembra como cantar uma música. Quem não choraria?”, escreveu um perfil. 

“Tenho tatuagem da banda. Não é só por eles, é por cada memória. E ver isso me lembrou o porquê”, pontuou outro. 

“Sou músico e me emociono ao ver isso. A música nos toca em um nível diferente, pega a gente lá no espírito, na alma”, dizia outro comentário.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Em outro vídeo, Raphael aparece novamente cantando — desta vez, “Casinha”, sucesso do cantor Armandinho. A cena tocou profundamente o próprio artista, que deixou um comentário na postagem. “São essas coisas que me fazem acreditar que a música tem um poder muito maior do que o ser humano acredita. Me emociono a cada momento que vejo esse vídeo”, comentou. 

Tópicos relacionados:

brasil cultura estados-unidos memoria mundo musica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay