'DISCRIMINAÇÃO POSITIVA'

'Wokismo': Trump quer dados raciais para avaliar admissões em universidades

Presidente dos EUA quer provar que as universidades privilegiam estudantes negros e mulheres na hora da seleção de alunos

Publicidade
Carregando...

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou nessa quinta-feira (7/8) que as universidades apresentem os dados raciais e de gênero dos candidatos, para provarem sua imparcialidade na admissão dos estudantes.

A Suprema Corte encerrou em 2023 a chamada "discriminação positiva", ao determinar a inconstitucionalidade dos processos de admissão em universidades que levavam em conta a cor da pele ou origem étnica dos estudantes, mas afirmou que as instituições poderiam usar declarações pessoais de experiências raciais dos candidatos para decidir sobre a sua admissão.

Em memorando divulgado hoje, Trump denunciou "a falta persistente de dados disponíveis, acompanhada do uso desenfreado" dessas declarações "e outros indicadores raciais evidentes e velados". "Uma transparência maior é essencial para expor práticas ilegais e, em última instância, livrar a sociedade de hierarquias raciais vergonhosas e perigosas."

Trump empreende uma campanha contra as universidades americanas, que acusa de serem focos de ideologia anticonservadora, antissemitismo e "wokismo", termo pejorativo que se refere àqueles que defendem os direitos das minorias.

O decreto de hoje exige que as universidades expandam seus relatórios ao Centro Nacional de Estatísticas de Educação, para "proporcionar uma transparência adequada nas admissões".

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Como parte de suas ações para controlar o ensino superior, Trump usou as verbas federais como instrumento de pressão para que as universidades que considera excessivamente progressistas se submetam a mudanças nos currículos, matrículas e outros aspectos.

Tópicos relacionados:

donaldtrump educacao eua politica racismo

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay