ATAQUE

Assassinato na escola: adolescente de 15 anos mata colega durante intervalo

Jovem usou uma faca de caça para matar a vítima, em frente ao refeitório escolar

Publicidade
Carregando...

Um adolescente de 15 anos foi considerado culpado, nesta sexta-feira (8/8), pelo assassinato de Harvey Willgoose, também de 15 anos, morto em frente ao refeitório da All Saints Catholic High School, em Sheffield, no Reino Unido em fevereiro de 2025. O crime ocorreu durante o intervalo da escola. O assassino usou uma faca de caça de 13 cm.

O réu, cujo nome não pode ser divulgado por motivos legais,esfaqueou Harvey duas vezes no peito. Ele tinha admitido que cometeu o homicídio culposo, mas, durante o julgamento, negou o assassinato. 

O júri do Tribunal da Coroa de Sheffield levou 14 horas para decidir que ele é culpado do crime. O jovem será sentenciado em outubro, quando o juiz também analisará se irá ou não divulgar a identidade do garoto.

Segundo a defesa, o réu agiu após anos de bullying e um “período intenso de medo na escola”, afirmando que “perdeu o controle”. Momentos após o ataque, ele procurou os professores e disse que não estava “bem de cabeça” e que não conseguia se controlar.

No entanto, a promotoria contestou essa versão, afirmando que o réu “mentiu” ao dizer que não se lembra do momento do crime e que ele havia se tornado obcecado por armas. No celular dele, foram encontradas fotos com facas.

Antes do veredito, a mãe de Harvey, Caroline Willgoose, expressou à Sky News sua angústia, afirmando que seu filho sentia ansiedade para ir à escola. “Ele arruinou a própria vida, e seus pais ficaram com uma cama vazia”, disse ela, sobre o réu.

Durante o julgamento, foi revelado que o réu já apresentava comportamentos violentos e que a escola havia sido avisada sobre a presença de uma arma meses antes do crime. Os pais de Harvey questionaram a postura da escola, alegando que incidentes anteriores não foram levados “a sério o suficiente”.

‘Perdemos uma parte de nós’

A irmã de Harvey, Sophie Willgoose, ficou emocionada com o veredito. “Em 3 de fevereiro, não perdemos apenas Harvey, perdemos uma parte de nós mesmos. Nossas vidas mudaram para sempre naquele dia”, declarou ao Sky News. 

Ela descreveu o irmão como um “menino afetuoso, engraçado e atencioso, que tinha uma capacidade única de unir as pessoas” e cuja “presença iluminava todos os cômodos”.

Sophie também agradeceu aos que estiveram ao lado de Harvey nos seus últimos momentos de vida e prometeu continuar a conscientizar sobre os perigos dos crimes escolares para garantir um futuro mais seguro.

O inspetor-detetive Joe Hackworthy, da Polícia de South Yorkshire, que liderou a investigação, chamou atenção para o fato de que as duas famílias saíram devastadas do crime. “A família de um menino passa por uma perda inimaginável, enquanto a família do outro enfrenta a realidade de uma vida atrás das grades”, declarou.

Ele pediu que pais e responsáveis mantenham diálogos abertos com seus filhos para evitar o porte de armas. O Serviço de Promotoria da Coroa também manifestou solidariedade à família de Harvey, reforçando que o jovem réu planejou o ataque deliberadamente, e alertou sobre os riscos do porte de facas entre adolescentes.

Steve Davies, diretor da escola em que os dois meninos estudavam, lamentou a tragédia e destacou que as investigações continuarão para esclarecer todas as circunstâncias do caso.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Mark Willgoose, pai de Harvey, afirmou que, apesar da curta vida, o filho viveu bem e que espera que a morte dele sirva para salvar outras vidas.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay