Internacional

Putin visitará a Índia em dezembro, segundo o Kremlin

Publicidade
Carregando...

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fará uma visita oficial à Índia em dezembro, informou o Kremlin nesta sexta-feira (29), em um sinal de aproximação entre os dois países, um dia após Washington elevar as tarifas cobradas de Nova Délhi por comprar petróleo russo.

Putin se reunirá com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em uma cúpula regional na China na segunda-feira, informou o assessor de política externa do Kremlin, Yuri Ushakov, em uma coletiva de imprensa com vários meios de comunicação — incluindo a AFP —, acrescentando que ambos os líderes abordarão "os preparativos da visita de dezembro".

O presidente americano, Donald Trump, impôs tarifas aos produtos indianos como punição pela compra significativa de petróleo russo por parte de Nova Délhi, no âmbito de uma campanha para pressionar Moscou a encerrar sua ofensiva na Ucrânia.

As receitas energéticas são uma fonte essencial de financiamento para o orçamento estatal de Moscou. 

A Rússia também é um dos principais fornecedores de armas da Índia, e os laços estreitos entre os dois países remontam à era soviética.

Os aliados ocidentais da Ucrânia buscam cortar as receitas de exportação russas desde que Moscou lançou sua ofensiva militar na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Mas a Rússia conseguiu redirecionar suas vendas de energia da Europa para países como Índia e China, garantindo o fluxo bilionário de fundos.

Nova Délhi argumentou ter importado petróleo "da Rússia porque os suprimentos tradicionais foram desviados para a Europa após o início do conflito". 

Putin reduziu significativamente suas viagens ao exterior em meio à ofensiva na Ucrânia, pela qual se tornou alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI). 

A Índia não integra o Estatuto de Roma, que estabeleceu o TPI e, portanto, não é obrigada a prender o presidente russo.

bur/rmb/an/mab/hgs/yr/mvv

Tópicos relacionados:

diplomacia india russia

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay