Abrigo para gatos fica em ilha paradisíaca na Grécia - (crédito: God's Little People Cat Rescue / divulgação)
crédito: God's Little People Cat Rescue / divulgação
Imagine aceitar um emprego em que precisa viver em uma pequena ilha grega cercada pelo azul do Mar Egeu, em meio a uma reserva natural intocada. E sua tarefa é simples: cuidar degatos. O emprego dos sonhos para os amantes dos felinos ainda inclui casa própria de graça e todas as despesas pagas.
Desde 2018, o casal Joan Bowell e Richard busca pessoas para trabalhar com eles no abrigo God's Little People Cat Rescue, fundado por eles. A organização fica em Syros, uma ilha com cerca de 25 mil habitantes e milhares de gatos de rua. O casal já chegou a receber mais de 35 mil currículos para ocupar apenas um posto de trabalho.
Joan, que é dinamarquesa, fundou o abrigo depois de testemunhar as condições desesperadoras em que os gatos viviam na ilha. Muitos eram envenenados, maltratados ou simplesmente abandonados.
Foi então que ela e o marido, que é britânico, venderam a casa na Dinamarca e se mudaram para a Grécia, transformando um terreno acidentado em um refúgio para os animais. Desde então, eles resgataram dezenas de gatos, castraram todos para controlar a população e conquistaram o respeito da comunidade local.
Quem é o candidato ideal?
Com o tempo, o casal percebeu que não poderia cuidar sozinho de tantos gatos, especialmente porque Richard precisa passar períodos em Nova York a trabalho. Foi então que Joan publicou a vaga: cuidar dos felinos por quatro horas diárias, em troca de uma casa própria, um carro, salário e despesas pagas.
Mas o trabalho vai muito além do simples cuidado: o candidato ideal precisa ter profundo amor e respeito pelos gatos, saber reconhecer sinais de doença, administrar medicamentos e levar os animais ao veterinário quando necessário. Além disso, é importante gostar da solidão e do contato com a natureza, pois a rotina acontece em uma ilha tranquila, longe da agitação das cidades.
Os gatos cuidam sozinhos da própria higiene, mas o aconselhável é dar banho neles a cada 30 dias. Dependendo do ambiente e da pelagem do animal, pode até esperar 60 dias.
C.Meyer pixabay
Mantenha uma caixa de areia para o gato fazer as necessidades. Faça a limpeza diária dessa caixa e uma lavagem a cada dois dias.
divulgação racoesreis.com
Apesar de habilidosos, os gatos podem cair da janela sem proteção. Instale telas bem estruturadas para evitar acidentes.
divulgação shopee
Gatos precisam ficar hidratados, mas dificilmente um pote de água os atrai. Para incentivar, deixe água em movimento. A água pingando ou escorrendo atrai o gatinho.
rihaij por Pixabay
Não dê leite ao gato. Isso é fantasia de desenho animado. Ele deve ser alimentado com ração seca ou alimentos úmidos enlatados, apropriados para seu consumo. A lactose não é bem digerida por gatos.
Florian Bollmann por Pixabay
Mesmo animais que ficam apenas em casa devem receber antiparasitas periodicamente. Observe se ele está irritado com algum bichinho, como pulga, por exemplo. Cuide para que nada o incomode.
bichvn por Pixabay
Quem tem jardim pode deixar os gatos livres para se divertir. Eles amam o ambiente arborizado. Mas se eles quebrarem as plantas, borrife um pouco de água no gato que ele logo volta pra dentro de casa.
Ilona Ilyés pixabay
Agora algumas observações. Embora os gatos exijam menos trabalho que os cães, é necessário estar atento às suas necessidades. Fornecer alimentação correta e assistência de saúde com veterinário.
Shanon pixabay
SRD - Gato sem raça definida. Assim como os cães vira-latas, geralmente são mestiços, resultantes de cruzamentos entre diferentes raças.
Divulgação Petlove
Bengal ou Gato de bengala - Surgiu nos anos 1960, nos EUA, do cruzamento de gatos domésticos e gatos-leopardos asiáticos. Cauda média e grossa. Pelo curto e fino. Gato forte, malhado, parece selvagem, mas é dócil. Vive de 10 a 16 anos.
domínio público
Savannah - Nasceu do cruzamento de gato doméstico com serval, típico das savanas. Tem habilidade para saltar. É alto e elegante. Pelagem exótica. Brincalhão, mas pode atacar aves pequenas, pelo instinto selvagem. Vive até 20 anos.
dominio público
Sagrado da Birmânia - Remonta a templos da antiga Birmânia, atual Myanmar. Tem cabeça redonda, nariz curto e olhos azuis. Chamado de gato de luvas por causa dos pelos brancos nas patas. Vive entre 12 e 16 anos.
grapheum.de - wiki commons
Havana Brown - Resultado do cruzamento de gato siamês com gato preto, na Inglaterra, nos anos 1950. Geralmente, são marrons, em tom escuro, com olhos verdes que chamam muito a atenção. Vivem entre 8 e 13 anos.
Dave Scelfo wiki commons
Um cuidado com o Sphynx: Como não elimina gordura por falta de pelos, deve ser limpo com toalhinhas umedecidas uma vez por semana. Banho uma vez por mês com shampoo neutro. Vive cerca de 14 anos.
pixabay
Sphynx (Esfinge) - Originário do Canadá, não tem pelos, devido a um gene hereditário que causa alopécia. A textura da pele lembra camurça. Tem uma cauda longa e afiada. Tem várias cores.
George Balatsos wiki commons
Angorá - Originário da Turquia. Conhecido na Europa desde o século 17. Tem pelagem longa e sedosa, com predominância do branco e do laranja. A cor dos olhos varia. Alguns gatos têm um olho de cada cor. Vive de 12 a 18 anos.
UrieldaCosta wiki commons
Siamês - Raça oriental, originária do Sudeste da Ãsia, com cabeça triangular. Tem porte esguio e pelagem curta e brilhante. Pode ser branco, creme ou castanho. No cio, seus miados são muitos altos. Vive de 10 a 20 anos.
Meekahoo - wiki commons
Maine Coon - Originário do estado do Maine (EUA), é considerada a raça de maior porte no mundo. Tem pelagem espessa e macia, suporta bem as mudanças de clima e é exímio caçador de ratos. Vive cerca de 14 anos.
pixabay
Exótico - Raça que parece um gato persa, mas com pelos curtos. Resulta do cruzamento do persa com o gato de pelo curto americano. É robusto e vive de 10 a 15 anos.
Heikki Siltala wiki commons
Americano de pelo curto (American Short Hair) - Originário dos EUA, tem um M ou W invertido em sua pelagem, que é curta e de textura dura (que protege no frio). Dócil até mesmo com cães. Vive de 14 a 18 anos.
odin_aka_zero-one - O wiki commons
Persa - Originária do Irã (antiga Pérsia). Tem muita pelagem e focinho achatado. Mia pouco, num tom baixo, que não incomoda. Há mais de 100 combinações de cores para esses gatos. Vive entre 12 e 17 anos.
Lucas Setin wiki commons
Ragdoll - Raça desenvolvida nos EUA nos anos 1950. Seu nome significa "Boneca de pano" e indica que ele é muito dócil e gosta de brincar. Vive cerca de 10 anos.
Simone JOhnson wiki commons
O IPB destaca que a popularidade dos gatos está diretamente ligada às mudanças no estilo de vida dos brasileiros, que buscam animais de estimação que se adaptem melhor às suas rotinas e espaços disponíveis. Veja algumas raças lindas e dóceis.
Irina pixabay
Além disso, a demanda por produtos especializados para felinos, como arranhadores, brinquedos e locais elevados, também aumentou, visando garantir o bem-estar desses animais.
StockSnap pixabay
Esse crescimento é atribuído a fatores como a independência dos gatos, facilidade de cuidados e menor necessidade de espaço, características que os tornam ideais para famílias com rotinas agitadas e residências menores.
divulgação VetQuality Veterinária
Levantamento do Instituto Pet Brasil (IPB), divulgado em maio de 2025, indica que o número de gatos nos lares brasileiros atingiu 30,8 milhões, representando um aumento de 5,4% em relação a 2022, quando havia 29,2 milhões de felinos.
Pexels pixabay
Livreiro, nas Maldivas - uma livraria na ilha de Soneva Fushi, queridinha das celebridades, chegou a abrir uma vaga para vender livros, escrever textos, ministrar cursos de escrita criativa e se divertir na ilha paradisíaca;
Policial, Ilha de Ascensão - além de quase não haver crimes na bela ilha do Pacífico Sul, os policiais tem direito a moradia, carro, assistência médica, auxílio-alimentação anual e passagens aéreas de ida e volta para o Reino Unido. Tudo de graça;
Zelador, Grande Barreira de Corais (Austrália) - O trabalho é simplesmente fazer mergulhos e fazer levantamento de pombos, tudo isso com uma paisagem de tirar o fôlego;
Contador de focas, Ilhas Farne - Ao largo da costa de Northumberland, Inglaterra, ficam as Ilhas Farne, uma área rica em vida selvagem e de beleza de cair o queixo. O trabalho envolve contar filhotes de foca e secar os pelos dos filhotes de andorinha-do-mar;
Criador de Sabores, Austrália - Imagina ser pago para viajar em busca de bons lugares para comer e ainda receber uma bolada para isso? Essa vaga existe e já teve sortudo ocupando-a.