Internacional

Trump exige que ONU investigue 'sabotagem' após problemas técnicos

Publicidade
Carregando...

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigiu nesta quarta-feira (24) que a ONU abra imediatamente uma "investigação" após o que descreveu como um "triplo ato de sabotagem" durante sua participação na Assembleia Geral anual da organização em Nova York.

Trump reclamou de uma falha na escada rolante na sua chegada à sede das Nações Unidas na terça-feira, seguida de problemas no teleprompter e no sistema de som durante o seu discurso.

Em uma longa publicação em sua plataforma Truth Social, o presidente qualificou a série de incidentes de "maliciosa", exigiu a prisão dos responsáveis e afirmou que o Serviço Secreto está investigando o ocorrido. "Isso não foi coincidência, foi uma tripla sabotagem na ONU. Eles deveriam se envergonhar", disse Trump.

"Envio uma cópia desta carta ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e exijo uma investigação imediata. Não me surpreende que as Nações Unidas não tenham conseguido cumprir a função para a qual foram criadas", acrescentou.

Na terça-feira, Trump, de 79 anos, chegou à sede da organização acompanhado da primeira-dama, Melania Trump. O casal utilizava uma escada rolante quando o equipamento parou bruscamente, os obrigando a seguir a pé. Pouco depois, ao iniciar sua fala, o teleprompter não funcionava.

O presidente americano dedicou parte de sua intervenção a criticar duramente a ONU, acusando a organização de financiar a migração ilegal que estaria transformando os países ocidentais em um "inferno", e de não apoiar seus esforços de paz em Gaza e na Ucrânia.

Embora tenha inicialmente feito piadas sobre os incidentes, Trump elevou o tom nesta quarta-feira, dizendo que a parada da escada rolante poderia ter sido um "verdadeiro desastre". "É incrível que Melania e eu não tenhamos caído de cabeça nas bordas afiadas daqueles degraus de aço", insistiu.

Trump também se queixou de que o teleprompter não funcionou durante os 15 primeiros minutos de sua intervenção e que o som do auditório estava desligado. O presidente pediu que fossem preservadas as gravações de segurança da escada rolante.

A ONU não reagiu imediatamente à declaração de Trump, mas, na terça-feira, insistiu em que tudo não passou de incidentes acidentais e atribuiu parte da responsabilidade ao pessoal da Casa Branca.

Um cinegrafista da delegação americana "pode ter acionado inadvertidamente o sistema de segurança" da escada rolante, provocando sua parada, afirmou Stéphane Dujarric, porta-voz de Guterres. "Sobre o teleprompter, não temos comentários, já que o equipamento é operado pela Casa Branca", acrescentou.

dk/bjt/ad/nn/lm/rpr

Tópicos relacionados:

eua onu politica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay