Internacional

Pelo menos dois mortos em ataques israelenses a alvos huthis na capital do Iêmen

Publicidade
Carregando...

O ministro de Defesa de Israel declarou, nesta quinta-feira (25), que o Exército atacou uma série de alvos huthis em Sanaã, capital do Iêmen controlada pelos rebeldes, que causaram pelo menos dois mortos e dezenas de feridos, segundo os insurgentes pró-iranianos.

Este ataque ocorre após outro ataque de drones huthis no dia anterior, que deixou 22 feridos no sul de Israel.

Colaboradores da AFP em Sanaã indicaram que ouviram explosões na cidade, e viram colunas de fumaça subindo em três locais diferentes da capital.

A "brutalidade" israelense "causou várias vítimas civis", declarou o porta-voz do Ministério da Saúde huthi, Anees Alasbahi, que registrou um balanço provisório de "dois mártires e 48 feridos".

"Acabamos de desferir um golpe contundente em vários alvos terroristas da organização terrorista huthi em Sanaã", escreveu o ministro de Defesa, Israel Katz, no X.

Katz afirmou que o Exército havia "atacado vários acampamentos militares, incluindo um acampamento do Estado-maior huthi, eliminando dezenas de operativos terroristas huthis e destruído depósitos de drones e armamentos". 

O canal de televisão dos rebeldes pró-iranianos, Al-Masirah, havia anunciado anteriormente ataques aéreos israelenses em Sanaã.

"Um ataque israelense atingiu a capital Sanaã", alertou o canal de televisão dos rebeldes huthis.

O ataque ocorreu enquanto Al-Massirah acabava de anunciar o início da transmissão de um discurso do líder dos rebeldes apoiados pelo Irã, Abdelmalek al Huthi.

A cidade costeira israelense de Eilat, no Mar Vermelho, foi atingida, na quarta-feira, por um drone disparado do Iêmen, informou o Exército israelense, e os serviços de emergência reportaram 22 feridos, dois deles em estado grave.

Os rebeldes huthis apoiados pelo Irã no Iêmen reivindicaram a responsabilidade pelo ataque, que ocorreu no segundo dia de Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico.

Esta foi a segunda vez que Eilat, um balneário no extremo sul de Israel, foi atingida por um drone em menos de uma semana, segundo as autoridades israelenses.

lba-acc/crb/cab/pb/eg/mb/rm/dd 

Tópicos relacionados:

conflito israel yemen

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay