Internacional

Anthropic lança seu novo modelo de IA, melhor do mundo em situações inéditas

Publicidade
Carregando...

A startup americana Anthropic anunciou nesta segunda-feira (29) o lançamento de seu novo modelo de inteligência artificial (IA) generativa, Claude Sonnet 4.5, considerado o melhor do mundo para enfrentar situações inéditas.

Esta nova geração de grandes modelos de linguagem (LLM) pode funcionar de forma autônoma por 30 horas seguidas após receber uma tarefa, enquanto a versão mais potente da Anthropic até o momento, Claude 4 Opus, suportava somente sete horas.

Os programas de IA generativa podem operar sozinhos por várias horas, pois avaliam regularmente sua própria produção e realizam mudanças, bem como correções.

Claude Sonnet 4.5 obteve a melhor pontuação após ser submetido ao sistema de avaliação independente SWE-Bench Verified, desenvolvido por pesquisadores das universidades americanas de Princeton e Stanford.

A Anthropic foi criada no início de 2021 por ex-funcionários da OpenAI que consideravam que sua antiga empresa não fazia o suficiente para controlar e prevenir possíveis erros de seus modelos.

Desde novembro de 2022 e com a chegada do ChatGPT (baseado no modelo GPT-3.5) da OpenAI, os grandes atores da IA generativa se lançaram em uma corrida frenética, na qual a cada semana surgem novos modelos com capacidades maiores.

Embora a Anthropic tenha sido considerada por vários meses como a mais eficaz em termos de geração de códigos de programação, recentemente a OpenAI recuperou terreno.

Seu último assistente, GPT-5, lançado no início de agosto, estava à frente de algumas classificações de IA.

Claude Sonnet 4.5 também é, segundo a Anthropic, o modelo mais avançado para desenvolver agentes de IA capazes de tomar decisões em situações inéditas ("agentes do mundo real"), para as quais não foram programados.

O novo modelo da Anthropic é também o mais sofisticado para aplicações em que um assistente de IA precisa usar um computador como um humano faria.

Diante de um pedido em linguagem coloquial, a interface pode realizar uma pesquisa no Google ou efetuar procedimentos online utilizando informações extraídas do computador.

Esta nova funcionalidade foi proposta pela primeira vez pela Anthropic em outubro de 2024.

A OpenAI lançou um produto equivalente, Operator, em janeiro de 2025. Em março, seguiu-se o Manus, criado por pesquisadores chineses, e depois o Projeto Mariner do Google, em maio.

tu/bl/db/dga/ic/am

Tópicos relacionados:

ia tecnologia

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay