VERDADEIRA DUAS CARAS

Cobra rara de duas cabeças nasce nos EUA

O filhote de Hognose-das-Planícies-Ocidentais nasceu com duas cabeças, que brigam entre si

Publicidade
Carregando...

Uma cobra Hognose-das-Planícies-Ocidentais surpreendeu ao nascer com duas cabeças em Salt Lake City, no estado de Utah, nos Estados Unidos. O réptil, que mede cerca de 50 cm, pertence à criadora Ann-Kristin Swahn. 

A mulher cria cobras desde a década de 1990 e começou a reproduzir esta espécie rara em 2021. Ela contou que nunca tinha visto uma cobra de duas cabeças antes. “No começo, não acreditei no que estava vendo, mas depois fiquei muito animada. Foi um milagre”, disse em entrevista ao Daily Star.

O réptil foi batizado de Haribo, inspirado na marca de balas de gelatina que tem uma versão que imita uma cobra de duas cabeças nos EUA. A dona acredita que o animal teria sido um gêmeo, mas que o outro embrião não se desenvolveu corretamente.

As duas cabeças da serpente demoraram para definir “quem está no comando”, segundo a criadora, e chegaram a brigar entre si. Atualmente, a cabeça da direita é a que costuma se alimentar. A refeição favorita de Haribo são ratinhos rosa congelados, embora ocasionalmente as cabeças ainda disputem a comida.

“Eles estavam brigando para ver quem ficava responsável pelos movimentos, então eram bem descoordenados, o que era engraçado. Depois, se recompuseram e começaram a se movimentar e a comer sozinhos. Pensei que a cabeça esquerda seria dominante, mas é a direita que realmente quer comer”, contou Ann-Kristin.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Segundo especialistas, as chances de uma cobra de duas cabeças nascer e chocar são de apenas uma em 100 mil, tornando Haribo um caso extremamente raro. Apesar da aparência assustadora, Ann-Kristin define o pet como tranquilo e amigável. “Muitas vezes, filhotes ou até cobras adultas da espécie tendem a sibilar e blefar. Ele nunca é assim. Ele se deixa segurar sem problemas”, destacou. 

Caso recente: bezerro nasceu com duas cabeças no Brasil

  • O bezerro nasceu em Belmonte (SC), em setembro de 2025;
  • A condição é chamada de diprosopia, uma malformação genética rara em que parte ou toda a estrutura facial é duplicada;
  • A diprosopia ocorre por falhas no desenvolvimento embrionário, frequentemente associadas a erros no gene SHH, responsável por regular o crescimento do embrião;
  • O animal está recebendo cuidados intensivos na clínica veterinária da Unoesc, em São Miguel do Oeste, com exames de imagem, suporte nutricional e acompanhamento clínico permanente.
  • Casos semelhantes geralmente têm perspectivas limitadas devido à complexidade da condição, comprometendo funções vitais.

Tópicos relacionados:

cobra-de-duas-cabecas

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay