Os danos registrados na sede do governo da Ucrânia em Kiev durante um ataque russo no domingo foram provocados por um míssil balístico Iskander, anunciou nesta segunda-feira (8) um porta-voz da presidência.

"Pela primeira vez, o inimigo atacou o edifício do governo ucraniano: um golpe com míssil balístico Iskander", escreveu na rede X Andriy Yermak, chefe da administração presidencial ucraniana.

A Rússia, que utiliza com frequência esse tipo de míssil balístico contra a Ucrânia, lançou no domingo sua maior ofensiva de drones e mísseis contra o país desde o início da guerra, em fevereiro de 2022.

A embaixadora da União Europeia na Ucrânia, Katarina Mathernova, visitou a sede do governo e constatou o "enorme buraco" deixado pelo impacto, assim como os restos do míssil.

"Foi somente porque o míssil não conseguiu detonar por completo que todo o edifício não se transformou em ruínas", assegurou.

Segundo Andriy Danyk, chefe do serviço ucraniano de Situações de Emergência, entre 800 e 900 m² foram danificados.

Após o ataque de domingo, que deixou vários mortos e feridos em todo o país, a Ucrânia pediu a seus aliados novas sanções econômicas contra a Rússia, às quais o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mostrou-se favorável.

bur-led/cls/pc/jvb/am

compartilhe