Internacional

Rússia afirma ter derrubado 251 drones ucranianos durante a noite

Publicidade
Carregando...

O Ministério da Defesa russo informou, nesta segunda-feira (6), que derrubou 251 drones ucranianos durante a noite, um dos maiores números desde o início do conflito em fevereiro de 2022.

Desse total anormalmente alto, as forças russas derrubaram 40 drones sobre a Crimeia, a península anexada por Moscou em 2014, 62 sobre o mar Negro e cinco sobre o mar de Azov, informou o Ministério da Defesa russo. 

"Na noite passada, sistemas de alerta de defesa aérea interceptaram e destruíram 251 veículos aéreos não tripulados de asa fixa ucranianos", informou o ministério no Telegram.

Em Tuapse, um balneário russo no mar Negro, na região sul de Krasnodar, drones atingiram uma refinaria de petróleo, causando um incêndio que feriu duas pessoas, informaram os serviços de emergência locais. 

Na região de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, 5.400 pessoas permanecem sem energia após ataques com mísseis e drones no domingo e durante a noite, informou o governador regional, Vyacheslav Gladkov, no Telegram. 

Por sua vez, a Ucrânia afirmou que a Rússia lançou 116 drones durante a noite. Um local de infraestrutura energética foi atingido na região de Chernihiv e uma mulher morreu na região de Kherson. 

Desde o início de sua ofensiva, em fevereiro de 2022, a Rússia tem lançado drones e mísseis contra a Ucrânia quase diariamente, e a Ucrânia responde regularmente atacando território russo. 

A Ucrânia começou a responder com bombardeios contra refinarias de petróleo russas e outras infraestruturas energéticas.

Moscou intensificou seus ataques à rede elétrica da Ucrânia nos últimos dias, aumentando o temor de uma campanha que visa mergulhar o país na escuridão com a aproximação do inverno, como ocorreu em 2024. 

No final de setembro, Moscou controlava total ou parcialmente 19% do território ucraniano, segundo uma análise da AFP baseada em dados fornecidos pelo Instituto Americano para o Estudo da Guerra (ISW), que trabalha em conjunto com o Critical Threats Project (CTP). 

Cerca de 7% — Crimeia e áreas da região industrial do Donbass — já estavam sob controle russo antes do início da ofensiva russa de 2022.

bur-mjw/mas/an-pb/an/aa

Tópicos relacionados:

conflito russia ucrania

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay