Internacional

Unidade militar amotinada em Madagascar diz que as forças armadas estão sob seu comando

Publicidade
Carregando...

Um contingente do exército de Madagascar anunciou, neste domingo (12), que havia assumido o controle das forças armadas do país, logo após o presidente desta nação insular africana denunciar uma "tentativa ilegal de tomada do poder". 

O contingente militar juntou-se aos manifestantes antigovernamentais no sábado nesta ilha na costa sudeste da África, abalada por um movimento de protesto iniciado em meados de setembro. 

"A partir de agora, todas as ordens do exército malgaxe, sejam terrestres, aéreas ou militares, partirão do quartel-general do CAPSAT", afirmaram oficiais do contingente de oficiais administrativos e técnicos em um vídeo. 

Pouco antes, o presidente Andry Rajoelina alertou em um comunicado que uma "tentativa de tomada do poder de forma ilegal e pela força, contrária à Constituição e aos princípios democráticos", estava em andamento. 

Antananarivo, capital desta ilha do oceano Índico, testemunhou os maiores protestos no sábado desde o início do movimento de protesto da Geração Z, em 25 de setembro. 

As manifestações começaram devido aos cortes de água e eletricidade, mas gradualmente se expandiram para incluir protestos contra a corrupção, líderes políticos e a falta de oportunidades no país.

jcb/gv/mas/sag/pb/aa

Tópicos relacionados:

madagascar social

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay