Em razão do Dia Mundial da Saúde Mental, a família real britânica divulgou, nesta sexta-feira (10), um vídeo em que se vê o príncipe William muito emocionado ao falar com uma mulher sobre o suicídio do marido.

Amplamente divulgado na imprensa britânica e nas redes sociais, o vídeo mostra o príncipe conversando com uma mulher, Rhian Mannings, cujo marido tirou a própria vida cinco dias após a morte repentina de seu filho de um ano, em 2012.

Recebido pela viúva em sua residência, o herdeiro do trono pergunta o que ela diria ao marido se pudesse.

"Gostaria de sentar-me ao lado dele e perguntar por que ele não veio até mim para conversar", responde a mãe de dois adolescentes ao príncipe de Gales.

"Ele perdeu muita alegria e estaríamos bem. Acho que isso é o mais difícil, que estaríamos bem", acrescenta.

William, muito emocionado, olha para outro lado e segura as lágrimas, levando uma mão à boca.

Nesse momento, a senhora lhe pergunta se ele está bem.

"Sinto muito, é difícil fazer essas perguntas", responde o príncipe, ao que a viúva lembra que ele também conheceu o luto familiar, em referência à morte de sua mãe, a princesa Diana, em 1997.

A divulgação do vídeo coincide com o lançamento, por parte de William e sua esposa, Catherine, de uma fundação de prevenção ao suicídio, financiada pelos príncipes de Gales com um milhão de libras (7,1 milhões de reais), segundo comunicado do Palácio de Kensington.

cf-psr/mcd/dd/aa

compartilhe