Cerca de 2.900 cabeças de gado provenientes do Uruguai que ficaram quase um mês em um navio na costa da Turquia iniciaram a viagem de volta ao país sul-americano, em sua maioria em boas condições de saúde, informou nesta segunda-feira (17) uma fonte do Ministério da Pecuária.

As autoridades turcas impediram o desembarque alegando incoerências nos certificados sanitários, enquanto as uruguaias afirmam tratar-se de um problema comercial entre exportador e importador e descartaram problemas de saúde nos animais.

Os bovinos "estão no navio retornando ao Uruguai, mas o que conversamos com os responsáveis é que vão tentar durante o trajeto redirecionar os animais" para outro mercado, disse à imprensa Marcelo Rodríguez, diretor de Serviços Pecuários do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) do Uruguai.

"Os relatos que chegam do navio indicam que estão em boas condições", acrescentou Rodríguez, embora tenha esclarecido que não tem como verificar essa informação no momento.

O cargueiro com os animais ficou desde 21 de outubro ancorado em frente ao porto de Bandirma (oeste da Turquia), conforme informou dias atrás à AFP o governo turco.

"Foi apresentada uma solicitação de importação em 21 de outubro ao posto de controle veterinário do porto de Bandirma para a entrada de 2.901 cabeças de gado provenientes do Uruguai, em nome de 15 empresas", explicou o governo em comunicado.

"As inspeções revelaram que alguns animais não tinham brincos nem chips de identificação eletrônica, e que 469 não correspondiam às listas fornecidas (...) devido a essas irregularidades, foi negada a entrada da carga no território nacional", disse.

O governo uruguaio defendeu que os animais cumpriram antes de sua partida do Uruguai a quarentena estipulada e passaram pelos controles sanitários.

Rodríguez disse que durante a viagem cerca de 40 animais morreram, "algo que é bastante normal" nesse tipo de travessia, e destacou que o acordo sanitário e o vínculo comercial com a Turquia, um dos destinos do gado vivo do Uruguai, continuam vigentes.

Nesse contexto, adiantou que em breve outro carregamento com milhares de animais estaria saindo para esse destino.

O Uruguai, com 3,5 milhões de habitantes e cerca de 12 milhões de cabeças de gado, é um país de matriz agroexportadora. Até agora, em 2025, o país exportou para a Turquia mais de 269 mil bovinos, segundo dados oficiais.

gfe/cr/ic/am

compartilhe