Vaticano ordena que tradicionalistas desistam de nomear bispos
compartilhe
SIGA
O Vaticano instou, nesta quinta-feira (12), representantes de uma comunidade católica tradicionalista a se absterem de ordenar novos bispos por conta própria, sob ameaça de serem considerados cismáticos.
Em 2 de fevereiro, a Fraternidade de São Pio X, sediada na Suíça, anunciou sua intenção de proceder a consagrações episcopais em 1º de julho, justificando que havia solicitado uma audiência com o papa em agosto e que recentemente recebeu uma resposta considerada insatisfatória.
Nesta quinta-feira, representantes da Fraternidade se reuniram com o cardeal Víctor Manuel Fernández, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé e guardião do dogma católico, e ambas as partes examinaram uma série de documentos, segundo um comunicado emitido pelo Dicastério após a reunião.
O cardeal argentino lembrou que "a ordenação de bispos sem o mandato do Santo Padre", o papa Leão XIV, "implicaria uma ruptura decisiva na comunidade eclesial (cisma) com graves consequências para a fraternidade como um todo".
"A possibilidade de continuar o diálogo iniciado hoje pressupõe que a Fraternidade suspenda sua decisão sobre as ordenações episcopais anunciadas", acrescentou o comunicado.
O superior da Fraternidade, padre Davide Pagliarani, indicou que apresentará a proposta ao conselho e dará sua resposta ao dicastério, acrescentou o Vaticano.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
ljm/cg/vk/mb/avl/yr/aa