O uso de cartões de crédito e débito para realizar compras já se tornou comum e aceitar esses tipos de cartões como forma de pagamento tem sido um item básico dentro de um estabelecimento comercial ou até mesmo em atividades autônomas e informais. A maioria do público procura praticidade e segurança, principalmente quando o assunto é dinheiro.
Para efetuar vendas por meio de cartões, o estabelecimento precisa ter um terminal eletrônico de transmissão de dados financeiros, conhecido popularmente como a máquina de cartão. Para isso, será necessário fechar contrato com uma empresa adquirente, como a Cielo, Rede, GetNet, PagSeguro ou SumUp. São essas empresas que fornecem as máquinas de cartão por aluguel ou compra do leitor. Elas trabalham de forma diferente em relação às taxas e oferecem um ou mais tipos de máquinas de cartão, de acordo com a sua necessidade.
Vantagens de ter uma máquina de cartão de crédito e débito
Se você tem dúvidas sobre as vantagens de ter uma máquina de cartão em seu estabelecimento, veja abaixo os principais benefícios que ela pode trazer para o seu negócio.
Reduz inadimplência
Comparado às outras formas de pagamento, o risco de inadimplência por parte do cliente quando utiliza um cartão para fazer suas compras não existe. Isso porque os clientes passam a dever diretamente ao banco ou administradora do cartão. Nesse caso, o vendedor receberá o valor, mesmo que o cliente esteja com dívidas.
Reduz roubo
O fluxo de caixa diminui e, com isso, aumenta a segurança do local em relação à possíveis roubos. Contudo, alguns equipamentos também ajudam os estabelecimentos a ter um controle maior sobre o faturamento da empresa.
Aumento das vendas
É claro que pessoas que estão sem dinheiro no momento em que visitam o seu estabelecimento estão propensas a sair de mãos vazias, a menos que exista outra alternativa para se fazer o pagamento. Sendo assim, ter uma máquina de cartão é uma opção acessível, principalmente levando em consideração que a maioria das pessoas prefere sair de casa portando um cartão ao invés de dinheiro, por ser prático e seguro.
Facilidade com o troco
O valor cobrado é repassado diretamente à administradora do cartão, sem a necessidade de dar troco aos clientes e ter uma dor de cabeça caso o valor a ser devolvido ao consumidor esteja errado.
Saiba como escolher a melhor máquina de cartão de crédito e débito
Para ajudar a definir se vale ou não a pena ter uma máquina de cartão, pense na seguinte pergunta: quantas vendas são perdidas?
Vale também pensar em qual forma de pagamento é possível oferecer, além de quais bandeiras serão aceitas de acordo com o público do seu negócio. Ao aceitar diversas bandeiras de cartão, inclusive voucher de alimentação, o estabelecimento está sujeito a vender mais. Analisar as taxas cobradas na função crédito e débito também é muito importante.
Confira nossas dicas para escolher a melhor máquina de cartão para o seu negócio!
1. Tenha uma máquina de cartão que aceite mais de uma bandeira
Se o seu interesse é fazer com que seus clientes tenham mais recursos para a aquisição de seus produtos, a aceitação de mais de uma bandeira de cartão consequentemente aumenta suas vendas. Aceitar significa aumentar sua cartela de clientes. Procure uma máquina de cartão que atenda mais bandeiras, ou as principais: Mastercard, Visa e Elo. Tem uma lanchonete ou um carrinho de comida? Prefira um equipamento que aceite voucher de alimentação, como Ticket, Alelo e Sodexo.
2. Planeje suas vendas
Antes de começar a procura pela máquina de cartão ideal, o empresário deve planejar e ter em mente uma hipótese do volume de vendas feitas com o cartão. Planejar e avaliar a situação do caixa é necessário até mesmo para resolver situações simples ligadas às finanças do comércio.
Também é importante levar em conta esse planejamento porque algumas empresas de maquininhas de cartão possuem prazos e planos para receber os valores captados pelo equipamento. Algumas podem demorar cerca de 30 dias para liberar os ganhos originados de cartão de crédito, por exemplo. Por isso, fique atento em relação às suas vendas para conseguir gerir o negócio.
3. Vale a pena pagar o aluguel da máquina de cartão?
Algumas empresas de maquininhas de cartão trabalham com a possibilidade de pagar pelos equipamentos ou somente alugá-los. De acordo com o seu faturamento ou pelo tamanho da empresa ou atividade profissional, vale mais a pena comprar o equipamento e repassar as taxas de juros do que utilizar o equipamento, pagar as taxas e ainda ter que pagar o aluguel todos os meses.
O PagSeguro, a Cielo e a SumUp possuem planos especiais para quem compra uma das máquinas de cartões das empresas. Nos primeiros meses, as taxas cobradas pelas compras são menores até que o vendedor atinja um certo número em vendas ou o período chegue o fim. Consulte as condições e veja se não vale a pena comprar a maquininha ao invés de alugar.
4. Ofereça mais serviços
Além da sua função tradicional, algumas máquinas de cartão permitem ao lojista a realização de outros serviços como, por exemplo, a recarga de celulares pré-pagos. Optando por essa alternativa, o estabelecimento pode atrair mais clientes e garantir o recebimento de uma quantia que pode ajudar nas despesas durante o mês, como o aluguel da própria máquina.
Em alguns modelos mais recentes é possível acompanhar o estoque da sua loja e o fluxo de caixa. Dessa forma, o equipamento realiza outros trabalhos além de receber pagamentos de cartões de débito e crédito. Estude as possibilidades de utilizar uma dessas maquininhas em seu negócio.
5. Compare as taxas da máquina de cartão de crédito e débito
As taxas cobradas pelas empresas estão cada vez mais competitivas. Pagamentos com cartões de débito oscilam por volta de 2%, enquanto as compras pagas com cartão de crédito são mais altas, principalmente se o pagamento for parcelado. Outro fator que influencia na taxa sobre os pagamentos é o aluguel do equipamento, mas o valor varia conforme as empresas.
A escolha das menores taxas influencia diretamente no valor dos produtos vendidos. Por isso, vale a pena comparar, negociar com as operadoras e escolher aquela que garante ao lojista o pagamento de taxas menores.
Há empresas que cobram mensalidade e uma taxa sobre as vendas menores, já outras não cobram mensalidade mas cobram taxas sobre vendas maiores. Ou seja, nesse caso, se o estabelecimento tem um bom faturamento, faz sentido pagar mensalidade e taxas sobre vendas menores. Mas, se as vendas com cartão forem menores, a melhor opção é contratar uma máquina que não cobra mensalidade.
Tempo médio para receber o dinheiro da operadora de cartão
O pagamento das compras feitas com o cartão ao comércio é combinado diretamente com a empresa que venda a maquininha no ato em que for contratado o serviço pelo uso da máquina. Por isso, também é importante comparar o prazo, já que cada empresa trabalha com o pagamento em prazos diferentes.
Quando a venda é feita de forma parcelada, o lojista costuma receber os valores também parcelados, mês a mês. Porém, algumas empresas oferecem a possibilidade de adiantar o pagamento deste valor de venda para que ele seja feito ao lojista em apenas uma parcela. Essa opção nem sempre é vantajosa, pois as empresas costumam cobrar uma taxa mais alta por esse serviço.
É necessário avaliar com cada empresa como funciona esta alternativa, já que elas oferecem taxas diferentes que variam também de acordo com a máquina de cartão escolhida para o comércio.
Se necessário, peça a antecipação de recebíveis
A antecipação de recebíveis é uma maneira que o comércio tem de transformar as vendas em saldo positivo no caixa, podendo assim pagar as dívidas do próprio estabelecimento e ter dinheiro para possíveis emergências. É antecipar um valor que seria pago futuramente.
A antecipação dos valores cobrados com a máquina de cartão é uma opção para aumentar o caixa quando necessário, porém, esta opção também gera taxas, que costumam ser altas, mas os valores em si dependem de cada operadora.
A antecipação pode acontecer de duas formas: automática e avulsa.
A antecipação automática permite ao dono do estabelecimento adiantar automaticamente o recebimento do valor pago no crédito todo dia, toda semana ou em até três datas no mês. Já a antecipação avulsa permite fazer esta operação sempre que achar necessário.