Emagrecimento saudável é essencial para as mulheres
Dra. Juliana Helena Romano explica como a abordagem integrativa e o acompanhamento médico e multidisciplinar podem ajudar no emagrecimento com resultados duradouros
compartilhe
Siga noO emagrecimento vai muito além da busca por um padrão estético. Para as mulheres, alcançar um peso saudável pode ser fundamental para a saúde integral e o bem-estar a longo prazo, é o que afirma a Dra. Juliana Helena Romano, médica especialista em nutrologia, emagrecimento e estética corporal.
“Emagrecimento saudável com acompanhamento médico e nutricional tornam o processo sustentável, melhorando a saúde física e psíquica, aumentando autoestima, bem-estar e evitando o reganho de peso e frustração”, afirma a médica.
Segundo uma pesquisa internacional denominada “Dukan e Depois?”, repercutida pelo portal GShow, 75% dos entrevistados que adotam dietas restritivas ganharam de volta o peso que haviam perdido. Além disso, o fracasso da dieta trouxe à tona um sentimento de culpa em 60% do grupo, composto por 4761 voluntários que seguiram diferentes dietas por, pelo menos, dois anos.
Dra. Juliana destaca que o excesso de peso e a obesidade desencadeiam uma série de desequilíbrios no organismo feminino:
- Desequilíbrios hormonais: aumento nos níveis de estrogênio, com irregularidades menstruais e aumento do risco de doenças como a síndrome dos ovários policísticos. A resistência à insulina pode afetar a fertilidade e aumentar o risco de diabetes tipo 2. A desregulação dos hormônios da fome e saciedade, grelina e leptina, também é comum, intensificando o apetite e a sensação de fome;
- Inflamação crônica e riscos metabólicos: o cenário hormonal alterado contribui para um ambiente de inflamação crônica no organismo, reduzindo a taxa metabólica e elevando os riscos de síndrome metabólica e outras doenças crônicas, como hipertensão arterial, dislipidemia e certos tipos de câncer, como o de mama;
- Impactos emocionais: sobrepeso e obesidade podem afetar a autoestima e a percepção corporal, levando a problemas de imagem e a distúrbios alimentares, sendo a compulsão alimentar a mais comum.
Perda de peso saudável
Romano observa que muitas mulheres com sobrepeso tendem a negligenciar o autocuidado e a transferir a responsabilidade por sua condição a fatores externos. “A partir do momento que ela [mulher] decide virar o jogo e perder peso, vencer a obesidade é uma virada: para evoluir em saúde e autoestima”, enfatiza.
Os benefícios do emagrecimento saudável vão além da estética, atuando como um fator de proteção contra diversas doenças. “O emagrecimento saudável controla ou previne doenças cardiovasculares e cerebrovasculares como infarto, angina, hipertensão arterial, dislipidemias, apnéia do sono, derrames, diabetes tipo 2 e Alzheimer”, destaca a médica.
A perda de peso também pode contribuir para a prevenção da síndrome metabólica, doenças musculoesqueléticas, problemas gastrointestinais e tumores malignos. Além disso, tem um impacto na saúde mental, podendo auxiliar no controle da depressão, ansiedade e distúrbios alimentares.
Ainda de acordo com Romano, os tratamentos estéticos também podem ser aliados durante e após o processo de emagrecimento. “A associação de tecnologias, bioestimuladores de colágeno e outras intervenções estéticas pode acelerar a queima de gordura, remodelar o corpo, preservar e até aumentar a massa muscular, além de melhorar a flacidez da pele, proporcionando resultados mais satisfatórios e uma aparência saudável e rejuvenescida”, afirma a especialista.
Abordagem multidisciplinar é opção para resultados duradouros
Romano enfatiza a alternativa de um programa de emagrecimento multidisciplinar em comparação com dietas restritivas e soluções rápidas. “Um programa multidisciplinar oferece um acompanhamento contínuo e personalizado, visando a mudança de hábitos e a sustentabilidade dos resultados. O foco deve ser atingir os objetivos e aprender sobre o processo e a manutenção, para nunca mais reganhar o que perdeu”, exemplifica.
A Dra. Juliana Helena Romano (CRM/SP 138885) é médica desde 2009 e, após a residência médica, concluiu três pós-graduações nas áreas de anestesiologia, nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e Emagrecimento e Sarcopenia pela Faculdade de Administração, Negócios e Saúde de Sergipe (Fanese). Atualmente leciona em 2 pós-graduações: Nutrologia pela Sanar e Ginecologia Hormonal, Funcional e Integrativa pela ABRAGENI.
Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/drajulianaromano/