Mundo Corporativo

Pós-cirurgia ocular: médico descreve sinais esperados

Nem todo desconforto ocular após cirurgia representa um problema. O Prof. Dr. Gustavo Lima, do Oftalmos Hospital de Olhos, detalha os sintomas comuns em técnicas como PRK, LASIK e cirurgia de catarata. O médico também aponta sinais que não devem ser ignorados, como dor pulsátil, vermelhidão intensa e náuseas com dor nos olhos.

Publicidade
Carregando...

Cirurgias oculares fazem parte da rotina de muitos serviços de saúde no Brasil e podem ser indicadas por diferentes razões. Após o procedimento, não é incomum que surjam dúvidas quanto aos sinais esperados durante o processo de recuperação.

O Prof. Dr. Gustavo Lima, cirurgião ocular do Oftalmos Hospital de Olhos, em Balneário Camboriú (SC), explica quais desconfortos costumam ser normais e quando é necessário buscar nova avaliação médica.

O que é normal sentir após uma cirurgia oftalmológica?

Embora cada procedimento tenha particularidades, existe um padrão de desconforto considerado aceitável no pós-operatório. Segundo o médico, os pacientes que passam pela PRK, que é uma técnica de cirurgia refrativa para corrigir quadros de miopia, astigmatismo e hipermetropia, minimizando ou eliminando a necessidade de óculos, é comum haver dor leve, sensação de corpo estranho e lacrimejamento entre as primeiras 48 e 72 horas. 

“É considerado normal, entre o terceiro e o quarto dia, ocorrer uma piora transitória da visão, com melhora perceptível no dia seguinte”, explica Dr. Gustavo.

No LASIK, outra técnica de cirurgia refrativa, os relatos mais comuns envolvem uma leve sensação de areia ou peso nos olhos, geralmente de curta duração. “Quando utilizamos laser de femtosegundo para criar o flap [fina camada da córnea que é levantada temporariamente durante o procedimento], o incômodo moderado pode durar de duas a seis horas, seguido de alívio gradual”, explica o médico.

A cirurgia de catarata, hoje majoritariamente realizada com anestesia tópica, traz sintomas ainda mais brandos, explica o Dr.: sensação de corpo estranho e leve pressão ocular nas primeiras 24 horas.

Nessas situações, sintomas como pontadas leves, ardência discreta e sensibilidade à luz costumam fazer parte do processo de cicatrização e tendem a regredir gradualmente.

Sinais de dor ocular que NÃO são normais em qualquer cirurgia oftalmológica

Ainda que desconforto moderado seja esperado, determinados sinais exigem atenção médica imediata, pois podem indicar complicações imprevisíveis, como infecção, picos de pressão intraocular ou edema da córnea.

Entre os sinais de alerta citados pelo Dr. Gustavo, estão: dor intensa ou pulsátil persistente, diminuição súbita da visão, vermelhidão associada à dor, secreção purulenta, além de náuseas ou vômitos com dor ocular, que podem indicar aumento da pressão intraocular.

Condutas que favorecem o bem-estar após a cirurgia ocular

Compreender o que é esperado já ajuda a tranquilizar o paciente, mas alguns cuidados práticos também contribuem para um pós-operatório mais confortável. O Dr. Gustavo recomenda manter a calma e seguir corretamente a prescrição médica. “O mais importante é usar os colírios e analgésicos conforme orientado e descansar em um ambiente tranquilo, com pouca luz e silêncio”, orienta.

Outra dica importante do cirurgião é evitar o uso de telas, como celular, computador e televisão, principalmente nas primeiras horas e dias após o procedimento. O esforço visual pode piorar a sensação de desconforto ocular.



Website: https://visionone.com.br/

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay