Neste inverno, os viajantes brasileiros estão priorizando experiências mais intimistas e conectadas à natureza. Segundo dados do Airbnb, destinos como Campos do Jordão, Monte Verde e Gramado e Bonito, estão entre a lista dos mais procurados da temporada. A tendência reforça a busca por regiões que ofereçam paisagens únicas e tranquilidade longe dos grandes centros urbanos. Junho, além de marcar a maior festa sazonal do país, também dá início ao inverno, que, em 2025, trouxe um padrão climático diferente, com chuvas e temperaturas bem mais alinhadas ao que se espera da estação. Em um país majoritariamente tropical, o frio se torna um atrativo para quem deseja explorar novos destinos e movimentar o turismo interno.

Recanto de Havalon

Reprodução/Instagram

O inverno, que chegou oficialmente na última sexta-feira (20), diminuiu ainda mais o clima, que já estava presente em grande parte do mapa, principalmente nas capitais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que, nos últimos dias, tiveram registros mínimos de até -4°C. Os melhores lugares, e que estão em destaque na lista de destinos para os visitantes, são aqueles que conectam a natureza e a beleza das paisagens, como é o caso de Joinville, em Santa Catarina, e Cachoeira Paulista, em São Paulo.

Com a aproximação das férias, o Rio de Janeiro, por exemplo, se prepara para receber um aumento do fluxo turístico, e a Prefeitura estima que 1,1 milhão de visitantes estejam na cidade em julho deste ano. Esses números registram 20% de aumento da atividade desde 2024, no qual espera-se movimentar R$ 2,5 bilhões na economia carioca, com gastos em hotéis, passeios e passagens de estrangeiros e brasileiros, mas o destaque está para a grande procura de cidades charmosas longe dos grandes centros urbanos.

O Prêmio Melhores Destinos ranqueou as cidades com melhores avaliações, e Canela (RS) ficou em quarto lugar, com 3,87% dos votos de melhor destino para se curtir o inverno. A cidade chama atenção pela busca por hospedagens durante a época, que valoriza os roteiros de clima frio. Em seguida, Monte Verde (MG), que ficou em terceiro lugar com 4,66%, se localiza na Serra da Mantiqueira, se consolidando como um destino intimista para casais e para o turismo na natureza, sendo considerada também como a melhor infraestrutura rural.

Campos do Jordão (SP), em segundo lugar, com 16,36% dos votos, mantém a fama de “Suíça Brasileira”, atraindo milhares de visitantes durante os meses de junho a agosto, com sua arquitetura alpina e festivais de inverno. Gramado (RS) está em primeiro lugar no pódio, com 45,96%, e é conhecida justamente pelo clima europeu, pela gastronomia e por eventos como o Natal Luz, que também são responsáveis pela movimentação da economia local.

“As atividades turísticas, independentemente da época do ano, são muito benéficas para a infraestrutura das regiões procuradas, tanto para a popularidade do local, quanto para o aquecimento da economia e o surgimento de novos empregos. No complexo de Zigurats (MS), o Recanto de Havalon se destaca e chama a atenção principalmente pelo turismo em prol das pesquisas, sua ecologia e suas trilhas. Os visitantes são instigados a participar do passeio enquanto aprendem e são orientados a respeitar o local”, disse o pesquisador e especialista em atividades turísticas, Urandir Fernandes.

compartilhe