Dootax debate reforma tributária e papel da área fiscal
Startup de soluções de automação fiscal promoveu roda de conversa com líderes da área em São Paulo. Para o CEO, Yvon Gaillard, novo cenário exige dos profissionais fiscais e contábeis visão de negócio, domínio tecnológico e postura estratégica
compartilhe
Siga noA startup de soluções de automação fiscal Dootax realizou, neste mês de junho, um café da manhã em formato de roda de conversa na padaria Basilicata, em São Paulo, sobre a reforma tributária e os impactos para os profissionais fiscais e contábeis.
O encontro com líderes da área fiscal e tributária teve como objetivo traçar um panorama sobre a nova realidade do mercado e gerou insights sobre o protagonismo que esse setor passa a assumir dentro das empresas.
Yvon Gaillard, economista, pós-graduado em direito tributário, com MBA em gestão empresarial, CEO e cofundador da Dootax, afirma que o novo cenário transforma a função operacional da gestão fiscal em um diferencial competitivo.
“Isso amplia a relevância dos profissionais da área, exigindo um novo perfil de atuação com visão de negócio, domínio de tecnologia e uma postura estratégica”, declara o empresário.
Segundo o economista, a área fiscal será fundamental para alinhar os ajustes nos processos da empresa, como custos de produção, prestação de serviços, armazenagem e outros.
“Além disso, ajudará a harmonizar o fluxo de caixa das empresas, que poderá ser significativamente impactado, e a operacionalizar, conjuntamente, dois modelos de tributação durante um bom tempo”, revela Gaillard.
O especialista em direito tributário ressalta que as informações disponíveis até agora permitem avaliar que a mudança demandará bastante esforço das empresas para se adaptarem, considerando especialmente que o sistema atual continuará operando em paralelo por um bom período.
“É difícil mensurar os impactos práticos, pois ainda não há detalhes técnicos e operacionais definidos sobre a regulamentação da medida. Atualmente, operacionalmente, há apenas o ajuste nos documentos fiscais eletrônicos, que começará a valer no próximo ano”, comenta.
De acordo com o empresário, esses ajustes preveem que as empresas informem os campos e valores dos novos tributos criados pela reforma, com uma alíquota simbólica e sem cobrança imediata.
“Essa alteração já passou por algumas atualizações de layout e validações realizadas pelo próprio governo. Inclusive, em junho de 2025, foi publicada uma nova atualização para a Nota Fiscal Eletrônica de Mercadoria (NF-e) que exige que as empresas validem novamente todo o processo manualmente”, alerta.
O CEO da Dootax reforça que os profissionais fiscais e contábeis precisam atuar cada vez mais como parceiros de negócio, indo além do simples atendimento às demandas tributárias e contábeis.
Para ele, o novo modelo apresenta desafios operacionais e estratégicos significativos, exigindo que esses profissionais estejam atentos a diversas variáveis e entendam como empregar tecnologias de forma eficiente no dia a dia.
“Com essa abordagem, é possível liberar horas de esforço em atividades operacionais, possibilitando que se concentrem no crescimento e na inovação do negócio. Além disso, é fundamental garantir uma transição o mais tranquila possível, promovendo uma adaptação eficaz às mudanças”, pontua.
Outras iniciativas da Dootax em apoio ao setor
A Dootax tem apoiado esses profissionais no processo de evolução, por meio de iniciativas voltadas ao fortalecimento da área fiscal no mercado, como a comunidade de networking e troca de conhecimento entre líderes da área Resenha Fiscal Clube, que se reuniu no último 18 de junho para a quinta edição do seu Happy Hour.
Outros eventos, encontros temáticos e ações de conteúdo educativo da empresa buscam fomentar inovação, desenvolvimento profissional e valorização do setor fiscal e tributário. O reconhecimento de projetos inovadores, por meio do Prêmio Tax Brains, com inscrições abertas para a terceira edição até 11 de julho, também é uma iniciativa da Dootax.
“Nosso compromisso com o desenvolvimento da área fiscal vai além da tecnologia. Temos planejado uma agenda de eventos temáticos, webinars e encontros presenciais para discutir os desafios e as oportunidades que a reforma tributária está trazendo”, declara Gaillard.
Para o CEO da Dootax, a reforma tributária representa um dos maiores marcos da história tributária do Brasil. Segundo ele, as empresas que entenderem a dimensão dessa mudança e se anteciparem aos ajustes necessários estarão em uma posição muito mais competitiva nos próximos anos.
“Na Dootax, nosso objetivo é estar ao lado dos profissionais de tax nessa jornada de transformação, com foco em oferecer não apenas tecnologia, mas também conhecimento, networking e reconhecimento”, enfatiza o empresário.
Para mais informações, basta acessar: https://dootax.com.br/