INSS tem novo método para desbloqueio de crédito consignado
Se o segurado não tiver biometria facial cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele poderá utilizar o login do banco para solicitar, ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o desbloqueio dos benefícios para contratação de empréstimos consignados
compartilhe
Siga noO Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez uma atualização no processo de desbloqueio de benefícios para contratação de empréstimos consignados. Agora, além do reconhecimento facial, é possível utilizar o login do banco quando o segurado não possuir biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo é agilizar o acesso ao crédito consignado para aposentados, pensionistas e para aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS).
Segundo publicado pela Agência Radio Gov, nesses casos em que o reconhecimento facial não é possível, o usuário deve selecionar, no aplicativo ou no site Meu INSS, a opção de utilizar o login do banco. Feito isso, a pessoa deve escolher a instituição financeira da qual é correntista, informar os dados solicitados e, então, concluir o desbloqueio.
Para Robson Carrera, CEO da Carrera Carneiro, empresa focada em empréstimo consignado e atendimento a segurados do INSS, a mudança é positiva. Ela amplia a inclusão digital, reduz falhas no processo e facilita a vida de quem precisa de crédito de forma rápida e segura, afirma o executivo.
“Muitos aposentados e pensionistas enfrentavam problemas com o reconhecimento facial ou não possuíam cadastro biométrico no TSE. Com a autenticação via banco, eles passam a ter uma forma mais acessível e confiável de desbloquear o benefício e avançar na contratação do consignado, sem precisar de etapas adicionais”, pontua Carrera.
Ele pontua que muitos idosos já têm familiaridade com o aplicativo do banco, o que facilita o processo. “É mais simples e reduz a necessidade de ajuda de terceiros”, aponta o CEO da Carrera Carneiro.
O executivo lembra que, anteriormente, diferentes meios de comunicação relataram que aposentados e pensionistas estavam enfrentando dificuldades e falhas na liberação do crédito consignado por reconhecimento facial. Dessa forma, a nova opção de utilizar o login do banco surge como uma alternativa eficiente, avalia Carrera.
“A mudança anunciada pelo INSS é um avanço na modernização dos serviços digitais. Como especialistas em crédito consignado, seguimos orientando nossos clientes para que utilizem essa ferramenta da melhor maneira possível, com segurança e planejamento”, reforça ele.
Carrera faz a ressalva de que o desbloqueio no aplicativo ou no site do Instituto apenas autoriza a contratação. O restante do processo para obter o empréstimo INSS segue sendo feito diretamente com a instituição bancária, com parcelas descontadas do valor que o segurado recebe mensalmente. Caso deseje, a pessoa pode fazer novamente o bloqueio do uso do benefício para crédito consignado pelos canais oficiais.
“Embora o consignado seja uma das linhas de crédito com menores juros do mercado, é fundamental usá-lo de forma responsável. Aposentados, pensionistas e beneficiários devem sempre simular as parcelas, avaliar o impacto no orçamento e evitar contratar valores acima da real necessidade. Assim, conseguem aproveitar os benefícios do consignado sem correr riscos de endividamento”, recomenda Carrera.
Para saber mais, basta acessar o site da Carrera Carneiro: https://www.carreracarneiro.com.br/
Website: https://www.carreracarneiro.com.br/