Mundo Corporativo

Previsão orçamentária 2026 exige atenção e planejamento

Cenário de inadimplência em 11,95% exige previsibilidade nas contas

Publicidade
Carregando...

A inadimplência condominial atingiu 11,95% em 2025, e se tornou a maior desde 2022. Com este aumento e com a chegada do fim do ano, síndicos de todo o país iniciam o processo de elaboração da previsão orçamentária para o exercício seguinte, uma das etapas mais estratégicas da gestão condominial. É nesse momento que são definidos os valores da taxa condominial, o equilíbrio do caixa e a capacidade do condomínio de manter serviços, investir em manutenção e preservar o patrimônio dos moradores.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

De acordo com Zener Costa, CEO da LLZ Garantidora, a previsão orçamentária exige precisão, já que o condomínio não tem finalidade lucrativa e deve arrecadar apenas o necessário para operar com eficiência. "Quando feita sem método, pode resultar em taxas elevadas, fundo de reserva insuficiente, conflitos internos e até desvalorização das unidades. O fundo de reserva, por sua vez, deve ser utilizado exclusivamente para emergências e imprevistos, com um teto previamente aprovado em assembleia, evitando acúmulo indevido ou uso inadequado dos recursos".

Um dos principais problemas do modelo tradicional de previsão orçamentária é a inclusão da inadimplência no orçamento, o que faz com que moradores adimplentes acabem arcando com os atrasos de terceiros. "Em um modelo mais moderno, a inadimplência deixa de fazer parte da conta, garantindo ao condomínio o recebimento integral da arrecadação mensal e trazendo mais previsibilidade financeira, redução da taxa condominial, fortalecimento do fundo de reserva e maior valorização dos imóveis", explica o CEO.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Segundo Zener, essa mudança representa uma evolução na gestão condominial. “A previsão orçamentária moderna traz mais equilíbrio, segurança e tranquilidade para síndicos e moradores”, afirma. Como parte desse movimento de educação financeira no setor, Zener Costa realizará uma masterclass gratuita, online, no dia 20 de janeiro, voltada a síndicos e profissionais interessados em aprimorar a gestão financeira dos condomínios.

Sobre a LLZ

A LLZ é uma garantidora de condomínios do Brasil, especialista em oferecer proteção contra inadimplência, promovendo previsibilidade no fluxo de caixa e auxiliando a gestão condominial. Atua com foco na organização, troca de informações e interlocução constante, lado a lado com administradoras e síndicos de todo o país. A LLZ emite mensalmente uma apólice de seguros equivalente à receita do condomínio, em parceria com o BTG Seguro. A sede está em Belo Horizonte (MG), com escritório estratégico na Faria Lima, em São Paulo (SP). No restante do país, o atendimento é feito por executivos comerciais em todas as regiões e por agentes digitais nos estados sem presença física. Assim, o objetivo é garantir suporte de acordo com as necessidades do serviço em todo o território nacional.


Website: https://llzgarantidora.com.br/

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay