
Abilio Diniz: o empresário que transformou doceria da família em império
Diniz estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por causa de uma pneumonia
compartilhe
Siga noAbilio dos Santos Diniz nasceu em 1936 em São Paulo, filho do imigrante português Valentim Diniz e de Floripes Diniz. O empresário, fundador do Grupo Pão de Açúcar, morreu na noite deste domingo (18/2). Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com pneumonia.
O pai do empresário chegou ao Brasil em 1929 e ficou maravilhado com um dos pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro: o Pão de Açúcar, no Bairro da Urca. Em 1949, Valentim inaugurou uma doceria com o nome do monumento. Abilio, o mais velho de seis irmãos, começou a trabalhar com o pai no empreendimento, localizado no Bairro do Paraíso, em São Paulo.
Após se formar em administração de empresas, o empresário planejava trabalhar em uma multinacional ou seguir carreira no exterior. Porém, o pai lhe fez a proposta de abrir um supermercado, que seria a primeira unidade do Pão de Açúcar, em 1959, nas proximidades da doceria dos pais. O negócio cresceu e, em dez anos, a rede já contava com quarenta unidades e mais de 1.600 funcionários.
18/02/2024 - 21:41 Morre Abilio Diniz, fundador da rede de supermercados Pão de Açúcar 18/02/2024 - 22:09 Abilio Diniz morre um ano e meio depois de perder o filho João Paulo Diniz 18/02/2024 - 22:32 Abilio Diniz: autoridades lamentam morte do fundador do Pão de Açúcar
Nos anos 1990, a disputa familiar pelo controle do Grupo Pão Açúcar quase levou o negócio à falência. Mas os irmãos, em acordo, decidiram passar o comando a Abilio, que abriu o capital do grupo na Bolsa de Valores.
Em 1999, Diniz acertou a sociedade com a rede francesa Casino. Ele deixou o grupo em 2013.
Empreendedor e esportista
Após sair definitivamente do Grupo Pão de Açúcar, o empresário assumiu a presidência do Conselho de Administração da BRF.
Em 2014, adquiriu participação acionária do Carrefour Brasil e se tornou membro do conselho de administração da empresa.
Entre 1979 e 1989, foi membro do Conselho Monetário Nacional. Também auxiliou na articulação da campanha de Tancredo Neves, em 1984.
O empresário também era apaixonado por esportes. Ainda na infância, praticou judô, boxe e capoeira. Era triatleta e passou a paixão para os filhos. Juntos fundaram o NAR (Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo).
Família
Abilio Diniz teve seis filhos, dezoito netos, além de bisnetos. O filho caçula, Miguel, nasceu em 2009, quando o empresário tinha 72 anos.
Diniz se casou duas vezes. Em seu primeiro relacionamento, com Auriluce, teve quatro filhos: Ana Maria, João Paulo, Pedro Paulo e Adriana. Já com Geyze, com quem se casou em 2004, vieram Rafaela e Miguel.
Em 1989, o empresário foi sequestrado quando ia para o escritório. O resgate pedido era de 30 milhões de dólares. Depois de passar sete dias no cativeiro, foi libertado após horas de negociações. Outro momento traumático, foi a morte do filho João Paulo Diniz aos 58 anos, de ataque cardíaco.
Renovação
O empresário publicou dois livros: “Abilio Diniz – Caminhos e Escolhas” (2004) e “Novos caminhos, novas escolhas” (2016). Ele também dividiu suas experiências no TED Talk “Comecei a fazer 80 anos com 29”, com mais de 1,3 milhões de visualizações no YouTube.
Também criou, em 2010, o curso Liderança 360° na Fundação Getúlio Vargas, onde já era professor há 14 anos. Era apresentador de programas de entrevistas na CNN Brasil.