O prefeito de Porto Alegre (RS) lamentou o acidente aéreo na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, que resultou na morte de duas pessoas na manhã desta sexta-feira (7/2). Nas redes sociais, Sebastião Melo (MDB) prestou solidariedade à família das vítimas.
“É com pesar que recebo a notícia do trágico acidente aéreo em São Paulo, que tirou a vida do advogado porto-alegrense Márcio Carpena e do piloto Gustavo Medeiros. Minha solidariedade aos familiares e amigos neste momento de profunda dor”, disse no X, antigo Twitter.
O acidente causou a morte do piloto Gustavo Medeiros e do dono da aeronave, Márcio Louzada Carpena, que morreram carbonizados. Carpena era advogado e morava em Porto Alegre (RS) com a esposa e os filhos. Segundo informações preliminares, ele havia comprado a aeronave no fim do ano passado e a primeira viagem aérea com a família foi em 26 de dezembro, para o Uruguai.
O avião tentou fazer um pouso de emergência na avenida, conhecida pelo movimento na capital paulista, mas acabou caindo. Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, o ônibus envolvido no acidente estava sem passageiros.
A aeronave, um King Air F90, tem capacidade de até nove pessoas. No avião estavam apenas o piloto e o advogado.
A aeronave decolou do Campo de Marte às 7h15 com destino a Porto Alegre. Testemunhas relataram um forte estrondo seguido por uma densa nuvem de fumaça preta, visível a longa distância.
Momentos antes do acidente, Carpena publicou em redes sociais imagens do King Air F90 taxiando na pista do aeroporto e destacou a viagem da aeronave que estava por começar. Diversos internautas lamentaram a fatalidade.
Cinco pessoas que estavam em um ponto de ônibus próximo ao local do acidente ficaram feridas, de acordo com a Polícia Militar de SP. Um motoqueiro que passava pelo local foi atingido por uma peça do avião. Uma mulher que estava dentro do ônibus também ficou ferida. Ela e o motoqueiro foram levados para a UPA Vergueiro. Ainda não há informações sobre o estado de saúde deles.
Investigação das causas do acidente
Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em São Paulo (SP), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PS-FEM, em Barra Funda (SP).
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.