Warning: mkdir(): No space left on device in /www/wwwroot/lugardafinancas.com/zhizhutongji.php on line 51
Conselho dos Técnicos Industriais contesta edital do Concurso Nacional Unificado-lugardafinancas.com

Conselho dos Técnicos Industriais contesta edital do Concurso Nacional Unificado

Conselho Federal dos Técnicos Industriais justificou que edital do Concurso Nacional Unificado não tem exigência expressa de registro profissional para a posse de aprovados

Publicidade
Carregando...

O Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) protocolou um pedido de impugnação ao Edital nº 114/2025, do Concurso Público Nacional Unificado 2. O documento contesta a omissão da exigência de registro profissional legal nos cargos técnicos industriais.

Para o CFT, a ausência desse requisito compromete a segurança dos serviços públicos e é uma “violação direta à legislação federal”, em específico à Lei nº 5.524/1968, o Decreto nº 90.922/1985 e a Lei nº 13.639/2018, exemplificadas no pedido de impugnação e que regulamentam o exercício das profissões técnicas no Brasil.

O conselho argumentou que permitir que candidatos tomem posse sem registro nos Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs) é, consequentemente, desrespeitar o princípio da legalidade e pode pôr em risco a qualidade dos serviços prestados.

A impugnação cita alguns cargos técnicos industriais com irregularidade no edital, em que a exigência de registro é prevista em resoluções específicas, mas foi ignorada pelo CNU. Entre os cargos, estão: Técnico em Regulação de Aviação Civil, Técnico em Atividades de Mineração, Técnico em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária e Técnico em Regulação – Especialidade Química.

O CFT solicitou a retificação imediata do documento, com inclusão da obrigatoriedade de registro profissional, além da inclusão de outras nomenclaturas de Técnicos Industriais ainda ausentes no edital. O documento foi encaminhado à Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do concurso.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay