Labubus animam festas no Rio - (crédito: BBB Festas / Reprodução)
crédito: BBB Festas / Reprodução
Os Labubus– os monstrinhos mais amados do momento – já viraram estampa de roupas e até tema de festa infantil. Mas, agora, uma empresa de animação de eventos no Rio de Janeiro – a BBB Festa – criou os personagens vivos de Labubus.
A estreia da atração ocorreu no final de junho, durante o aniversário de 13 anos de uma menina chamada Alice. Nas imagens, dois atores caracterizados como Labubus, personagens monstruosos da marca Pop Mart, animaram a festa dançando funk, rebolando com os convidados, abraçando as crianças e tirando fotos em meio ao público — um vídeo divertido que viralizou nas redes sociais em instantes.
Nas publicações da empresa, a empolgação é clara: "A febre mundial mais desejada chegou aqui na BBB?Festa! Sempre lançando novidades para nossos melhores clientes!!! Os 13 anos da Alice tiveram ‘encanto’ e ‘diversão’ com os monstrinhos mais famosos do momento! Os Labubus". Nos comentários, internautas celebraram a experiência.
“O melhor é ouvir a gargalhada de alegria da pessoa com o personagem vivo, shoooow!”, escreveu um perfil. “O Brasil não tem limites”, disse outro. “Mano!!! Mais bonitinhos que os bonequinhos”, elogiou um terceiro.
Um dos mais populares é o Empadão Goiano. Ele é recheado com uma mistura rica de frango, linguiça, lombo, guariroba (um tipo de palmito amargo típico da região), azeitonas e ovos.
Flickr Viviane Martins
Cada região do Brasil tem sua versão especial do empadão, com recheios e temperos que refletem a diversidade cultural e culinária do país.
- Instagram @casadaempada
Enquanto a empada é uma versão individual, o empadão é maior, geralmente preparado em um refratário, com a mesma massa amanteigada e recheio farto, que pode variar de acordo com os ingredientes disponíveis.
Reprodução de Instagram
Eles adaptaram as receitas às condições locais, resultando em uma variedade de pratos recheados. O empadão faz muito sucesso no Brasil, com variações de recheios, sejam salgados ou doces.
Instagram @casadaempada
A origem do empadão remonta à Europa, mais especificamente à Península Ibérica. Influenciado pelas tortas salgadas da Espanha e de Portugal, o prato foi trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses no século XVI.
Instagram @casadaempada
O empadão é um clássico da culinária brasileira que conquista o paladar com sua massa crocante e recheio suculento .É uma adaptação da tradicional empada, sendo mais longo, maior e com mais recheio.
Flickr Renan Spolon
De lá para cá, eles seguem com a receita dos salgados que conquistaram a família brasileira e fazem parte da cultura gastronômica do Rio de Janeiro.
Divulgação
Uma das lojas mais tradicionais focadas nestes produtos no Brasil é a "Casa da Empada", que iniciou suas operações em 1987.
Divulgação
Entre as opções de empadas doces estão: Creme de avelã; leite condensado; doce de leite com coco; doce de leite com amendoim; brigadeiro; brigadeiro de leite ninho; creme de limão; creme de baunilha com geleia; banana e Romeu e Julieta (goiabada com queijo).
Instagram @casadaempada
Não há informações sobre a origem das empadas doces, porém logo ganharam destaque no popular salgado. Essa opção se transformou em uma saborosa sobremesa nos pratos brasileiros.
Instagram @casadaempada
Sucesso de vendas, as empadas podem ser uma ótima opção de negócio para quem quer abrir uma casa especializada, adicionar essa delícia ao cardápio ou mesmo vender salgados para eventos. Algo que movimenta a economia e emprega pessoas.
Instagram @casadaempada
A composição das massas também pode variar bastante, dependendo do sabor do recheio ou da sua preferência. Elas podem ser mais amanteigadas, integrais ou receber fubá e até chocolate na receita.
Instagram @casadaempada
Os recheios mais tradicionais são os de frango, palmito e camarão, mas já se pode encontrar empadas de queijo, carne, calabresa e tantos outros.
Flickr Sílvia Itajubá
Nos Estados Unidos, pode-se encontrar uma empada de frango, chamada "chicken pie". Já na Inglaterra, encontra-se uma empada de frango e cogumelos e a famosa Melton Mowbray Pie, recheada com carne de porco picada e colágeno (gelatina).
Flickr M. Zanchetta
O significado mais próximo seria de iguaria de massa com recheio de carne (normalmente), com fechamento (tampa) da própria massa.
Flickr M. Zanchetta
A etimologia da palavra empada é uma simplificação para o vocábulo empanada (também usada no idioma espanhol), com origem no latim panis, que significa pão.
Flickr laura loyo
O salgado é feito com uma “massa podre", preparada de farinha com gordura para assar. Ele pode ter recheios variados: carne, carne-seca, frango, requeijão (catupiry), camarão, palmito, entre outros.
Flickr Andréia Salgados e Doces
Em Portugal, as empadas de frango são atualmente as mais populares, sendo possível encontrá-las na maior parte dos cafés e pastelarias, assim como adquiri-las em supermercados.
Flickr Michelle de Paula
No século XIX, os pastelões pequenos eram conhecidos como "empadas de caixa". Uma outra razão do sucesso das empadas e empadões era de que serviam como refeições para os seguidores da Igreja Católica nos dias de abstinência de consumo de carne de vaca ou suína.
Flickr FERNANDA
Provavelmente, porém, a empada tem origem nos pastelões portugueses, que consistiam em grandes tortas salgadas, com recheios diversos e forte influência medieval.
Flickr Celina Uemura
Para muitos brasileiros, a empada é tratada como uma invenção portuguesa, bem próxima do famoso pastel de Belém, que é um dos doces mais populares do país europeu. Para outros, a versão da origem deste salgado é francesa.
Flickr Samurai.
No entanto, fica a pergunta: de onde surgiram as empadas? O salgado que parece uma pequena torta, convencionalmente recheada com frango, nasceu na Europa, porém sem um país definido, de forma concreta.
Imagem de LEONARDO APOLINARIO DE ALENCAR por Pixabay
No Brasil, os salgados estão presentes em eventos e festas de aniversários, dando um toque especial. Entre eles, está a empada, extremamente popular e com diversas variações.
ComidasDoBrasil/Wikimédia Commons
A empresa tem diversas opções de personagens vivos, como Pikachu, Super Homem, Elphaba e Glinda – de “Wicked” – entre outros. Mas parece que os Labubus se tornaram os novos queridinhos do público.
O que é Labubu?
O Labubu é um boneco colecionável criado pelo designer Kasing Lung e comercializado pela empresa chinesa Pop Mart desde 2019. Caracterizado por dentes pontudos, olhos saltados, orelhas exageradas e aparência perturbadora, o personagem representa uma estética conhecida como creepy cute — justamente a fusão entre traços infantis e elementos sombrios, que dialoga diretamente com o imaginário da Geração Z.
Apesar de seu visual bizarro, Labubu conquistou popularidade como item de moda e estilo pessoal, aparecendo tanto em mochilas – como chaveiros – como em looks diários e vídeos no TikTok, onde a hashtag #labubu já soma milhões de visualizações. Já os Lafufus, versões não oficiais do boneco, fazem sucesso na rede, sendo vendidos em vários pontos de comércio popular.
O brinquedo colecionável gerou US$ 427 milhões em vendas em 2024 — 23% da receita global da Pop Mart e responsável por um crescimento de 204% no lucro da empresa. No Brasil, o fenômeno reflete o desejo da Geração Z por itens autênticos e que expressem uma identidade particular — um comportamento reforçado por pesquisas da McKinsey & Company, segundo as quais 58% desse grupo priorizam autenticidade na construção da própria imagem.