Sisu 2026: guia completo para garantir sua vaga na universidade
Candidatos do Enem 2025 podem se inscrever até 23 de janeiro; saiba como funciona a seleção e a escolha das opções de cursos para faculdades públicas
compartilhe
SIGA
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2026 estão abertas e terminam na próxima sexta-feira, 23 de janeiro. Estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025 podem concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país.
O processo seletivo utiliza a média das notas obtidas no Enem para classificar os candidatos. A seleção considera o número de vagas de cada curso, a modalidade de concorrência escolhida e a ordem de preferência das duas opções de graduação indicadas no momento da inscrição.
Leia Mais
-
Não passou no Sisu? Conheça 5 outras formas de entrar na faculdade
-
Não foi bem no Enem? Veja quais são os cursos com nota de corte mais baixas
-
Enem 2025: mais de 400 mil mineiros estão confirmados; confira orientações
Como se inscrever no Sisu
A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente online, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para isso, o candidato precisa utilizar seu login e senha da plataforma Gov.br.
Durante o processo, é necessário preencher o questionário de perfil socioeconômico com atenção, pois as informações serão usadas para a aplicação da Lei de Cotas. Também é neste momento que o estudante escolhe a primeira e a segunda opção de curso desejado, em ordem de preferência.
Quem não pode participar
Existem algumas regras que impedem a participação no Sisu. Não podem se inscrever os candidatos que zeraram a prova de redação do Enem 2025. A participação também é vetada para quem fez o exame na condição de “treineiro”, ou seja, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio.
Para efetivar a matrícula em caso de aprovação, é obrigatório apresentar o certificado de conclusão do ensino médio. Sem essa comprovação, a vaga é perdida, mesmo que o estudante tenha alcançado a nota necessária para ser aprovado na chamada regular.
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
*Estagiária sob supervisão do editor João Renato Faria