
Em resposta a Zema, Pacheco diz que Senado está aberto ao diálogo
Retorno foi dado após pedido feito pelo governador para ajuda na negociação da dívida mineira
compartilhe
Siga noEm resposta ao ofício do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), solicitando apoio na negociação da dívida estadual com o Governo Federal, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou estar disposto a atuar junto aos integrantes do Executivo para resolver a questão.
Em ofício de resposta ao governador, Pacheco declarou: "Informo que estou à inteira disposição para atuar junto ao governo federal no sentido de equacionar a questão. O Senado permanece ao alcance da população para diálogo e busca de melhor condução."
13/11/2023 - 17:57 Lula sanciona lei que atualiza sistema de cotas e prorroga política até 2033 13/11/2023 - 18:54 Zema pede ajuda a Pacheco para negociar dívida mineira 13/11/2023 - 19:17 Câmara de BH e MP assinam termo que facilita denúncia de violência política
Em entrevista aos jornais mineiros na semana passada, Pacheco defendeu a reavaliação da proposta do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) apresentada por Zema, argumentando que o texto em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) não resolve efetivamente o problema da dívida mineira e apenas adia a gravidade enfrentada pelo estado. O senador avaliou que não é necessário "sacrificar servidores" nem se desfazer do patrimônio dos mineiros.
O pedido de Zema, recebido por Pacheco em 10 de novembro, teve uma resposta imediata do senador.
O governador busca apoio na negociação da dívida do estado junto ao Governo Federal, destacando a proposta de repasse da Codemig para a União, visando abater parte da dívida pública de R$ 164 bilhões.
Deputados e senadores têm reclamado da falta de diálogo com Zema no Congresso Nacional. Conforme destacado na coluna "Em Minas", de sexta-feira (17/11), os parlamentares têm se queixado da atuação do secretário Marcelo Aro em Brasilia.