
Justiça determina afastamento do prefeito de Varjão de Minas
Walter Pereira Filho havia sido afastado pela Câmara Municipal em maio deste ano, mas não deixou o cargo
compartilhe
Siga noA Justiça determinou o afastamento do prefeito do município de Varjão de Minas, no Noroeste do estado, Walter Pereira Filho (sem partido). O mandatário já havia sido afastado pela Câmara por conta de uma condenação por crime fiscal, mas não deixou o cargo. A liminar foi concedida a pedido da Casa Legislativa.
A decisão é da terceira vara cível da comarca de Patos de Minas, que concedeu a liminar. O Ministério Público de Minas Gerais, a quem foi apresentada denúncia, alegou no pedido à Justiça que o prefeito estava impedindo a vice-prefeita de assumir o cargo no Executivo, continuando a praticar atos administrativos.
28/11/2023 - 14:10 Por pressão dos servidores, votação envolvendo RRF é adiada na ALMG 28/11/2023 - 14:47 Tebet nega ter sido sondada para vaga no Ministério da Justiça 28/11/2023 - 15:23 Comissão processante aprova parecer por cassação de Gabriel Azevedo
Em maio, após denúncia apresentada pela vereadora Letícia Correa da Silva Godinho (Pros), Walter foi afastado do cargo pelos vereadores de Varjão de Minas. O então chefe do Executivo havia sido condenado pelo crime de sonegação de contribuições previdenciárias em segunda instância.
Ele chegou a pagar os valores referentes às questões fiscais, extinguindo o objeto da condenação e seguiu à frente da administração municipal. Mas isso aconteceu após o afastamento ter sido votado pelos vereadores.
A liminar determina que Walter Pereira Filho deixe de praticar atos próprios de prefeito ou de se apresentar e se portar como tal.
Waltinho, como é conhecido, ainda não se pronunciou.