
ALMG: sabatina de Felipe Attiê, presidente da Funed, é anulada
O pedido foi feito pela deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) após ela ter sido insultada por Attiê durante Comissão Especial realizada para sua arguição
compartilhe
Siga noO presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins (MDB), anulou a sabatina do presidente da Funed, Felipe Attiê, nesta terça-feira (19/12). O pedido foi feito pela deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) após ela ter sido insultada por Attiê durante a Comissão Especial realizada para sua arguição.
Agora, a nova data será marcada já que esta é uma exigência prevista em lei para presidentes de Fundações e Autarquias do estado.
No dia 7 de dezembro, quando a sabatina aconteceu, no tempo em que a deputada fazia perguntas a Felipe, ele fez um gesto indicando que ela é louca. O gesto foi denunciado pela deputada Bella Gonçalves (PSOL) e confirmado pelo deputado Lucas Lasmar (Rede).
Diante de todos os questionamentos, Attiê negou que o gesto tenha sido feito. Ele afirmou que estaria discutindo determinado assunto com um de seus assessores, no momento.
O desconforto do presidente da Funed com a deputada começou depois que ele se recusou a responder perguntas sobre as denúncias de assédio moral e agressões verbais que teriam sido praticadas por ele contra servidores da Fundação. Esta questão já está sendo investigada pelo Ministério Público do Trabalho.
10/08/2023 - 04:00 Protesto em reunião sobre venda da Funed 23/06/2023 - 09:11 Funed registra aumento de exames de febre maculosa 18/11/2023 - 04:00 Servidores denunciam casos de assédio na Funed
Durante a sessão, a deputada Beatriz Cerqueira e o deputado Lucas Lasmar afirmaram ter recebido inúmeros relatos de posturas desrespeitosas, de assédio e de misoginia praticados pelo atual presidente, desde o início de sua gestão.
Agora, embora a Comissão Especial ter dado parecer positivo à manutenção de Felipe no cargo, uma nova sessão deve ser marcada.
Em plenário, a deputada Beatriz Cerqueira falou sobre a situação. Segundo ela, durante a sabatina, ela se sentiu agredida e ofendida. “E, lamentavelmente, no curso dos trabalhos, quem presidiu a comissão - o presidente da Comissão de Saúde, Arlen Santiago (Avante)- optou por acolher a agressão do sabatinado a esta parlamentar e não teve a correta condução em relação ao que aconteceu durante a comissão. Então eu solicito que essa sabatina e o seu resultado sejam anulados porque o sabatinado não respondeu às questões a ele dirigidas durante os trabalhos. Isto aqui é o Poder Legislativo, aqui é um lugar sério, que conduz com seriedade os trabalhos”, disse a deputada em plenário.
Felipe Attiê, indicado para o cargo pelo governador Romeu Zema, já responde pela Fundação desde fevereiro deste ano. Mas, por determinação legal, a indicação tem que passar pela validação do Legislativo.
FELIPE ATTIÊ SE POSICIONA
Em nota, Felipe Attiê diz que "se colocou à disposição da Comissão Especial Indicações, n°9/2023, para esclarecer os principais questionamentos sobre a Fundação, porém a dinâmica da reunião não o possibilitou aprofundar nos temas propostos."
Ele ressalta ainda que "alguns questionamentos fugiram do escopo da reunião, o que prejudicou o andamento dos trabalhos. O presidente lamenta o ocorrido na sabatina do dia 07 de dezembro e afirma que não contesta as decisões da ALMG. Dessa forma, se coloca à disposição do presidente da Assembleia, o deputado Tadeu Martins, e do presidente da Comissão de Saúde, deputado Arlen Santiago, para participar das sabatinas que forem propostas."