
Operação Vigilância Aproximada: PF cumpre dois mandados em Minas Gerais
Operação que investiga uso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitoramento de autoridades tem mandados de busca e apreensão previstos para Juiz de Fora e São João del Rei
compartilhe
Siga noA Polícia Federal (PF) cumpre dois mandados de busca e apreensão em Minas Gerais no âmbito da Operação Vigilância Aproximada, que investiga o uso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no monitoramento de autoridades. Os agentes iniciaram a tarefa na manhã desta quinta-feira (25/1) e cumprem 21 diligências no país, sendo uma em São João del-Rei, na Região do Campo das Vertentes, e uma em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
Além das duas cidades mineiras, a operação acontece em Brasília, onde há 18 mandados de busca e apreensão, e no Rio de Janeiro, onde há uma ordem da PF. A ação tem como objetivo investigar ações de uma organização criminosa que se instalou na Abin para monitorar ilegalmente autoridades, jornalistas e políticos. As ações teriam acontecido sob o mandato de Jair Bolsonaro (PL) na presidência da República.
25/01/2024 - 07:42 Policiais federais são alvos de operação por monitoramento ilegal na Abin 25/01/2024 - 10:04 PF apura se Abin espionou Moraes, Gilmar Mendes, Maia e Camilo Santana 25/01/2024 - 10:00 PF: quem é Ramagem, ex-diretor da Abin e homem de confiança de Bolsonaro
As ações desta quinta foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Entre os alvos está Alexandre Ramagem, ex-delegado da Polícia Federal e diretor-geral da Abin entre 2019 e 2022, nomeado por Bolsonaro. Ele foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro filiado ao PL, legenda do antigo chefe.
A Vigilância Aproximada é uma continuação dos inquéritos da Operação Última Milha, realizada em outubro do ano passado. Os trabalhos da época indicaram que a organização criminosa instalada na Abin usou ferramentas da agência para produzir informações utilizadas com fins políticos e midiáticos, além de interferir em investigações da Polícia Federal.