
Presidente do TRE-MG afirma que Justiça Eleitoral está atenta às fake news
Octávio Boccalini afirmou que nunca houve problemas com as urnas eletrônicas e que basta aos candidatos cumprirem com a legislação para que não haja desgastes
compartilhe
Siga noEmpossado nesta segunda-feira (29/1) como presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), o desembargador Octavio Augusto de Nigris Boccalini disse que a Justiça Eleitoral está atenta aos novos desafios que devem afetar as eleições de 2024.
"Temos (como desafio nas eleições de 2024) as fake news. Estamos desenvolvendo ferramentas para que haja um processo eleitoral transparente, rigoroso, legítimo e fortalecido", declarou ele, que também preside o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).
01/01/2024 - 04:00 Eleições 2024: ano começa com foco na PBH 05/01/2024 - 10:06 Eleições: TSE propõe punição para uso inteligência artificial em campanha 22/01/2024 - 10:06 Eleições municipais desafiam PT nas principais capitais nordestinas
"Os deputados e candidatos sabem, o rigor é o rigor da lei. Se não cumpre a legislação, tem as penalidades, a gente apura e julga. É só cumprir a legislação, fazer a coisa corretamente, cumprir os requisitos legais e nós não teremos nenhum tipo de desgaste com ninguém", avisou o desembargador.
Leia também: Romeu Zema para Bruno Engler: não conte comigo na eleição
Em discurso realizado também durante a cerimônia, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia afirmou que o modelo eleitoral brasileiro é um exemplo para o mundo e que mais de 100 países já buscaram as instituições brasileiras para entender melhor como é o processo e a eficiência do modelo.
Boccalino sucede o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Roberto Maynard Frank, no comando do Coptrel. A entidade tem como função a defesa dos princípios da Justiça Eleitoral e a integração com outras regionais do Brasil.
Prestigiaram o evento governador Romeu Zema (Novo), vice Mateus Simões (Novo), além de representantes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).