
Pré-candidatos à Prefeitura de BH reagem a fala de Lula sobre holocausto
Rogério Correia e Bella Gonçalves, ambos governistas, demonstraram apoio a declaração de Lula. Já Bruno Engler reagiu negativamente
compartilhe
Siga noEm meio às críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por comparar as ações de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto nazista, o pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e deputado federal Rogério Correia (PT-MG) foi às redes sociais demonstrar apoio à declaração do petista.
Nesta segunda-feira (19/2), o pré-candidato à PBH disse que o presidente Lula tem razão e classificou o governo de Israel como de “ultra direita”. “Lula tem razão, o governo de Israel é de ultra direita e comete genocídio!”, escreveu no X, antigo Twitter. A publicação do parlamentar dividiu a opinião entre os usuários entre aqueles que também apoiaram a declaração do presidente Lula e os que lamentaram a fala.
Lula tem razão , o governo de Israel é de ultra direita e comete genocídio ! pic.twitter.com/17MWjUNFdH
— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) February 19, 2024
Durante viagem pela África, Lula disse que as ações militares de Israel na Faixa de Gaza se classificam como “genocídio” e ainda acrescentou que as mortes de civis lembram as ações de Adolf Hitler contra os judeus.
"Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus", afirmou o presidente.
A pré-candidata à PBH, a deputada estadual Bella Gonçalves (Psol) também concordou com a declaração do presidente Lula. “Lula falou o que tinha que ser dito: está em curso o Genocídio contra o povo Palestino. Agora, se o presidente rompe as relações com Israel, pode ser o primeiro de muitos estados a fazer isso e contribuir assim para o fim dessa desumanidade. #PalestinaLivre”, opinou em suas redes sociais.
18/02/2024 - 13:11 Guerra em Gaza e Holocausto: Netanyahu diz que Lula 'cruzou linha vermelha' ao fazer comparação 19/02/2024 - 08:38 Holocausto: bolsonaristas apresentarão pedido de impeachment de Lula 19/02/2024 - 08:47 Israel declara Lula 'persona non grata' após comparação com Holocausto nazista
Lula falou o que tinha que ser dito: está em curso o Genocídio contra o povo Palestino. Agora, se o presidente rompe as relações com Israel, pode ser o primeiro de muitos estados a fazer isso e contribuir assim para o fim dessa desumanidade. #PalestinaLivre
— Bella Gonçalves (@bellagoncalvs) February 19, 2024
De lado oposto, o pré-candidato e deputado estadual Bruno Engler (PL) usou as redes sociais para se solidarizar com a comunidade judaica mineira. O parlamentar também compartilhou uma publicação do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que classificava a fala de Lula como 'vergonhosa' e 'grave'.
“Quero me solidarizar com a comunidade judaica mineira pelas declarações do ladrão comunista que ocupou a presidência do Brasil”, escreveu Engler.
Quero me solidarizar com a comunidade judaica mineira pelas declarações do ladrão comunista que ocupou a presidência do Brasil. pic.twitter.com/EBtGDTqQ8T
— Bruno Engler (@BrunoEnglerDM) February 18, 2024