
Ministério da Saúde exonera diretor de Gestão Hospitalar
A decisão ocorre no mesmo dia em que o Comitê Gestor, formado pelo Ministério da Saúde, começou os trabalhos de administração de seis hospitais federais no Rio de Janeiro
compartilhe
Siga noO Ministério da Saúde exonerou nesta segunda-feira (18/3) Alexandre Telles, que ocupava o cargo de diretor do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH). A justificativa, segundo a pasta, é a "necessidade de transformação na gestão do DGH". No lugar dele, assume Maria Aparecida Braga, atual superintendente do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, que vai acumular as duas funções.
18/03/2024 - 20:27 Lula pede que internautas compartilhem ações do governo: 'emprego e renda' 18/03/2024 - 20:44 Lewandowski: segurança pública é de responsabilidade dos Estados 18/03/2024 - 21:35 Rosa Weber aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul
A decisão ocorre no mesmo dia em que o Comitê Gestor, formado pelo Ministério da Saúde, começou os trabalhos de administração de seis hospitais federais no Rio de Janeiro. O entendimento é que depois de "anos de precarização" será preciso recuperar e reestruturar as unidades.
Leia também: Centro de conciliação do MP pode intervir em ocupação do MST em Lagoa Santa, diz juiz
O DGH é um dos órgãos que conta com representantes no Comitê Gestor, assim como a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes), além de assessorias, coordenações e secretarias do Ministério da Saúde.
Um dos objetivos declarados é melhorar a governança e o diálogo entre servidores, sindicatos e gestores.
O Ministério da Saúde passará a centralizar todos os processos de aquisição de medicamentos e insumos e de contratação de obras. A medida foi tomada para aumentar o poder de negociação da pasta e garantir maior eficiência e controle na distribuição dos insumos, o que significa evitar falhas no abastecimento e desperdícios.