Warning: mkdir(): No space left on device in /www/wwwroot/lugardafinancas.com/zhizhutongji.php on line 51
Câmara de BH fará 'mutirão' de votações-lugardafinancas.com
câmara de vereadores

Câmara de BH fará 'mutirão' de votações

Presidente da CMBH convocou os vereadores para duas últimas reuniões extraordinárias do ano. Pauta tem 19 itens

Publicidade
Carregando...

Com o calendário de 2024 chegando ao fim, a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) se prepara para uma maratona de votações. O presidente da Casa, Gabriel Azevedo (MDB), convocou, nesta quinta-feira (19/12), os vereadores para duas últimas reuniões extraordinárias do ano, marcadas para os dias 20 e 23. Publicada no Diário Oficial do Município (DOM), a convocação inclui 19 itens na pauta, entre projetos de lei, uma proposta de emenda à Lei Orgânica e a análise de um veto.

O primeiro item da pauta será o veto parcial ao Projeto de Lei (PL) 701/24, que trata das contrapartidas exigidas de empreendimentos com impacto urbanístico, ambiental e social. Em seguida, os parlamentares devem se debruçar sobre temas como carnaval, educação e políticas de assistência social, entre outros.

Protagonismo do Carnaval e educação


Dois projetos ligados ao Carnaval de Belo Horizonte já estão em segundo turno. O PL 969/24, de autoria conjunta das vereadoras Professora Marli (PP), Cida Falabella (Psol), Marcela Trópia (Novo) e do vereador Pedro Patrus (PT), propõe regulamentar blocos como manifestações espontâneas, sem exigência de licenciamento, mas com necessidade de cadastramento prévio para garantir infraestrutura adequada. Já o PL 1018/24, da vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo), busca reconhecer a gastronomia popular e o Carnaval como expressões culturais.

Outro destaque da pauta é o PL 945/24, primeira iniciativa popular a ser votada na Casa, que define novos padrões para a qualidade da educação na rede pública municipal. O projeto estabelece limites para o número de estudantes por turma e metragem mínima para salas, além de propor diretrizes para implantação gradual das mudanças.

Emenda à Lei Orgânica e outros projetos


Entre as propostas mais aguardadas está a Emenda à Lei Orgânica 14/24, que aumenta para 1% da receita corrente líquida o mínimo a ser investido em obras do orçamento participativo. A medida, assinada por Wilsinho da Tabu (Podemos) e outros parlamentares, foi aprovada por unanimidade em primeiro turno.

Além disso, o Legislativo apreciará projetos voltados a políticas sociais e urbanísticas, como o PL 843/24, que busca proteger famílias ameaçadas de despejo, e o PL 1007/24, que autoriza parcerias público-privadas para serviços de infraestrutura de Centros de Referência de Assistência Social e de apoio a idosos e pessoas com deficiência.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

Novos projetos em primeiro turno


Entre os projetos a serem votados pela primeira vez, destacam-se o PL 995/24, que institui medidas de transparência nos repasses de assistência financeira para profissionais de enfermagem, e o PL 1013/24, que estabelece a Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica e normas de impacto regulatório.

Tópicos relacionados:

bh camara-de-vereadores

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay