O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprimentou, nesta segunda-feira (24/2), o alemão Friedrich Merz e o partido União Democrata Cristã (UDC) pela vitória nas eleições da Alemanha. Em nota, Lula afirmou que a eleição acontece “em momento de grande sensibilidade geopolítica e geoeconômica global, mas também em momento de grandes esperanças e oportunidades de ganhos conjuntos”.

 

O presidente brasileiro disse que a Alemanha “é um país amigo e parceiro crucial do Brasil na defesa da democracia e do multilateralismo, na promoção do desenvolvimento sustentável e proteção dos direitos humanos”. 

Lula afirmou que os dois países têm histórico na ação por reformas na governança global e acredita que continuarão trabalhando juntos por uma inserção internacional cada vez mais competitiva de ambos. "A implementação do Acordo entre o Mercosul e a União Europeia e a realização da COP 30 no Brasil são caminhos facilitadores desse processo", sugeriu. 

Merz recebeu 28,5% dos votos e declarou vitória depois da apuração das urnas de todos os 299 distritos, superando a Alternativa para a Alemanha (AfD), legenda de extrema direita e anti-imigração, que alcançou um recorde de mais de 20%. Em terceiro e quarto lugares ficaram os social-democratas (SPD), do atual chefe de Governo Olaf Scholz, e os Verdes. 

O partido de Merz se alinha com a moderada na Alemanha, mas já flertou com alas políticas mais radicais. 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

compartilhe