O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), rebateu o governador Romeu Zema (Novo) durante evento na fábrica da Stellantis, em Betim, nesta terça-feira (11/3), após o chefe do Executivo mineiro fazer uma série de críticas ao ex-governador Fernando Pimentel (PT) atribuindo ao petista a situação fiscal do estado.

Durante seu discurso, Zema não citou diretamente a gestão Pimentel, mas disse que recebeu um “estado quebrado”. “Era um estado que não fazia os repasses do ICMS, do IPVA, da Educação, da Saúde. Um estado que não pagava a folha de pagamento, nem o 13º. Minas Gerais estava literalmente desmoronando”, disse o governador, lembrando da preocupação dos empresários na época.

No final do discurso, Zema lembrou a dívida de R$ 165 bilhões do estado com a União, afirmando ter boas expectativas para uma solução definitiva com o Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag). Segundo o governador, o débito dificulta a manutenção das estradas e da educação.

“Espero que agora venhamos a ter uma correção dos juros que nós pagamos de uma dívida bilionária que já é de 30 anos ao Governo Federal. Estamos confiantes que finalmente vamos ter essa solução do problema na origem e não empurrar ele para frente como sempre aconteceu”, completou o governador.

Em discurso, Lula questionou o que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez por Minas Gerais Leandro Couri/EM/D.A Press
Lula e Zema se encontraram pela segunda vez em Minas Gerais Leandro Couri/EM/D.A Press
Corte do governador foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado Leandro Couri/EM/D.A Press
Lula visitou Minas com uma comitiva de ministros, incluíndo Fernando Haddad e Alexandre Silveira Leandro Couri/EM/D.A Press
Presidente Lula visitou uma fábrica da Stellantis nesta terça-feira (11/3) Leandro Couri/EM/D.A Press
Integrantes do governo avaliam que a chance de Lula dar o aval para a troca de Alckmin como vice é remota Leandro Couri/EM/D.A Press
Lula começou o dia de agendas em Minas Gerais no polo automotivo de Betim Leandro Couri/EM/D.A Press
Presidente foi o último a discursar no evento em Betim Leandro Couri/EM/D.A Press
Visita do presidente é o segundo encontro com o governador Romeu Zema em Minas Gerais Leandro Couri/EM/D.A Press
Presidente aproveitou para tirar fotos com os trabalhadores da Stellantis Leandro Couri/EM/D.A Press
Presidente aproveitou para tirar fotos com os trabalhadores da Stellantis Leandro Couri/EM/D.A Press

Silveira, por sua vez, afirmou que a dívida cresceu mais de 50% nos últimos anos, contrariando o que tem dito Zema. Segundo o ministro, a aprovação de Lula ao programa de refinanciamento “faz justiça com Minas Gerais.

“Ele (Lula) dá condições de Minas Gerais se restabelecer, tratando Minas como Minas sempre tratou o senhor, dando a vitória no estado em todas as eleições que o senhor disputou para poder governar o Brasil", afirmou o ministro.

compartilhe