Vídeo invertido alimenta teoria conspiratória de que sósia substituiu Lula
Vídeo que mostra visita do presidente ao Vietnã foi espelhado para disseminar a informação falsa. A imagem mostra a mão direita do presidente, com cinco dedos
compartilhe
Siga noVídeo que circula no TikTok e mostra visita do presidente Lula (PT) ao continente asiático teve as imagens espelhadas para disseminar teoria conspiratória. Por meio de busca reversa no Google, descobrimos que a agenda de Lula aconteceu em Hanói, capital do Vietnã, em março deste ano.
Leia Mais
A gravação é um registro da cerimônia de boas-vindas ao chefe de Estado brasileiro, que ocorreu no dia 28, no Palácio Presidencial de Hanói. O vídeo foi publicado originalmente na página de Lula no Instagram. Ao comparar as gravações, é possível observar elementos que comprovam que as imagens foram invertidas.
- Do Uruguai ao Japão: Lula tem oito viagens programadas em 2025
- Os vários sinais da viagem de Lula à Ásia
No vídeo alvo da verificação, Lula aparece do lado direito enquanto à sua esquerda está Luong Cuong, presidente do Vietnã. Atrás do brasileiro, estão os oficiais vietnamitas enfileirados também à direita. Já na gravação original, as posições estão invertidas.
Como em um espelho, a mão direita de Lula parece ser a esquerda, o que gera a confusão. É fato amplamente conhecido que o presidente perdeu o dedo mínimo da mão esquerda em um acidente de trabalho quando atuava como metalúrgico.
Essa não é a primeira vez que a teoria conspiratória de que Lula teria morrido e sido substituído por um sósia circula nas redes sociais. Em outras ocasiões, o Comprova, projeto colaborativo de combate à desinformação do qual o Estado de Minas faz parte, já explicou que se trata apenas de uma história sem fundamento. Geralmente, são utilizadas ferramentas de manipulação de imagens para dar falsa credibilidade à conspiração, como distorção de voz ou inversão de vídeos.
No caso da visita ao Vietnã, outros registros oficiais do mesmo evento mostram a mão esquerda de Lula sem o dedo mínimo.
O Comprova entrou em contato com o autor da postagem no TikTok, mas não recebeu respostas até a publicação deste texto.
Alcance da publicação
O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. No TikTok, até o dia 29 de abril, o vídeo havia acumulado mais de dois milhões de visualizações, mais de 20 mil compartilhamentos e 48,3 mil curtidas.
Fontes consultadas
Busca reversa no Google para identificar onde e quando ocorreu o fato registrado no vídeo; consulta à agenda de Lula no site do governo federal; redes sociais do presidente brasileiro; além de matérias na imprensa profissional sobre a missão do chefe de Estado no Vietnã.