Warning: mkdir(): No space left on device in /www/wwwroot/lugardafinancas.com/zhizhutongji.php on line 51
Justiça dá 20 dias para Janja explicar gastos com viagens internacionais-lugardafinancas.com
DISTRITO FEDERAL

Justiça dá 20 dias para Janja explicar gastos com viagens internacionais

Ação movida por vereador do Novo em Curitiba quer impedir que governo pague por viagens da primeira-dama

Publicidade
Carregando...

A Justiça do Distrito Federal deu 20 dias para que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja, expliquem os gastos com viagens internacionais. A decisão foi despachada pelo juiz Leonardo Tavares Saraiva, da 9ª Vara Federal Cível, nesse domingo (18/5).

A ação é movida pelo vereador de Curitiba Guilherme Kilter (Novo) e o advogado Jeffrey Chiquini, que queriam impedir o uso de dinheiro público para custear as agendas da primeira-dama. Na mesma decisão, Tavares negou um pedido de liminar para impedir que o governo federal pague as despesas de Janja em outros países.

Segundo a dupla, o uso dos cofres públicos para custear despesas internacionais é uma “afronta direta aos princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência administrativa”. Mas, para o juiz, enquanto não tiver acesso “ao contraditório”, “não é possível aferir” a questão.

Nas últimas semanas, as viagens da primeira-dama voltaram a ser alvo de críticas dos opositores ao governo. No início deste mês, Janja desembarcou na Rússia cinco dias antes da chegada de Lula e sua comitiva para as comemorações dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.

Durante visita à China, Janja foi criticada por ter feito questionamentos ao presidente Xi Jinping sobre o Tiktok, pois supostamente teria causado desconforto com Pequim. O presidente Lula reclamou do vazamento da conversa e negou que teria havido problemas com as autoridades.

Nesta segunda-feira (19/5), durante abertura da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Janja lembrou o episódio na China e disse que não vai se calar quando tiver uma oportunidade de falar sobre os efeitos nocivos das redes sociais.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

“Quero dizer que a minha voz, vocês podem ter certeza, vai ser usada para isso. E foi para isso que ela foi usada na semana passada quando me dirigi ao presidente Xi Jinping após a fala do meu marido sobre uma rede social”, disse.

Tópicos relacionados:

china janja justica lula

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay