CONFLITO NO ORIENTE

Israel: Viana diz que 12 autoridades já estão a caminho da Jordânia

Grupo de brasileiros está retido em Israel devido à escalada do conflito no Oriente Médio que envolve o Irã

Publicidade
Carregando...

O senador Carlos Viana (Podemos-MG) afirmou, nesta segunda-feira (16/6), que um grupo de brasileiros já está a caminho da Jordânia após dias retido em Israel devido à escalada do conflito no Oriente Médio. De acordo com o parlamentar, que preside o grupo parlamentar Brasil/Israel no Senado, a saída do país foi viabilizada após um acordo com o governo israelense, que garantiu a escolta terrestre da comitiva até o país vizinho.

De acordo com o senador, doze pessoas estão em deslocamento, neste momento. Ainda conforme Viana, o Itamaraty não participou das negociações. Ainda não há informações se o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), estaria entre as autoridades. Segundo ele, as tratativas estão sendo feitas diretamente com a Embaixada de Israel, com quem o senador diz ter "ótimas relações". 

Os próximos passos da operação de retirada, segundo o senador, envolvem 35 convidados oficiais que ainda permanecem em Tel Aviv. De acordo com Viana, o governo israelense avalia as condições de segurança para definir se o trajeto será feito pela fronteira com a Jordânia ou com o Egito. “Tudo vai depender da escalada do conflito”, afirmou.

Viana informou ainda que solicitou às autoridades israelenses uma listagem com o número total de brasileiros atualmente no país, incluindo turistas, com o intuito de determinar o tamanho da operação de repatriação, que será feita em articulação com o Itamaraty.

“Naturalmente as decisões dependem de como a guerra, como os ataques vão permanecer. Se diminuírem, nós teremos mais tempo para trabalhar, mas se houver uma escalada, naturalmente pode dificultar”, afirmou.

Apesar do cenário de tensão, o senador destacou que as autoridades israelenses têm colaborado “muito” para garantir a saída dos brasileiros com segurança.

Apesar da declaração de Viana, nem o Ministério das Relações Exteriores (MRE) nem a Prefeitura de Belo Horizonte confirmaram oficialmente a informação até o momento. Em nota divulgada no sábado, o Itamaraty afirmou apenas que discutia com o governo de Israel rotas seguras para viabilizar a repatriação dos brasileiros via Jordânia.

A reportagem entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores e com a Prefeitura de BH e aguarda retorno. 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Matéria em atualização.

Tópicos relacionados:

carlos-viana israel

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay