Guga Chacra viraliza por questionar embaixador: 'por que Israel tem bomba?'
Embaixador de Israel no Brasil afirmou que o Irã mente sobre seu programa nuclear, mas país não apresentou evidências de que iranianos buscam produzir armas
compartilhe
Siga noO comentarista de política internacional da GloboNews, Guga Chacra, questionou nesta segunda-feira (16/6) o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, o motivo do país, que não é signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), ter bomba atômica e de atacar o Irã, que é signatário do pacto.
"Porque Israel tem bomba atômica? Que direito Israel tem, se não é signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear, de bombardear o Irã? Porque Israel não assinou o Tratado de Não Proliferação Nuclear? E porque Israel sabotou o acordo nuclear firmado entre Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e que, segundo todos esses países e agência internacional de energia atômica, o Irã cumpria?", questionou Chacra.
Leia Mais
O representante israelense no país, que havia afirmado que os ataques realizados ao país persa tornavam o mundo um lugar mais seguro, alegou que não cabia discutir agora os motivos que levaram Israel a não assinar o TNP em 1968.
- Israel e Irã escalam guerra e mortes com ataques
- Irã lança segunda onda de ataques com mísseis contra Israel
Zonshine alegou que o Irã não cumpriu com sua promessa. O país de Ali Khamenei afirma que o seu programa nuclear, que passou a enriquecer urânio a 60%, tem fins pacíficos. Apesar da afirmação do governo de Israel, o país não apresentou nenhuma evidência de que o Irã esteja prestes a criar uma arma nuclear.
"Essa combinação de projeto nuclear, mísseis balísticas e as declarações de intenções deixou Israel em uma situação que tivemos que reagir", justificou Zonshine.
Já sobre o acordo que Estados Unidos e outros países firmaram com o Irã, o embaixador afirmou que o tratado falhou e que o país asiático mente.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
As razões pelas quais Israel ser o único país a ter armas nucleares na região não foram respondidas pelo embaixador.