A Polícia Federal (PF) prendeu o ex-ministro do Turismo Gilson Machado, na manhã desta sexta-feira (13/6) em Recife (PE). Gilson Machado, ex-ministro do Governo Bolsonaro (PL), é investigado sob suspeita de tentar emitir passaporte português para Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), deixar o Brasil. 

A prisão foi confirmada pela corporação ao g1. Segundo a PF, a tentativa de obtenção do documento foi interpretada como uma possível manobra para atrapalhar o andamento da ação penal da trama golpista, da qual Cid é réu. A Procuradoria-Geral da República (PGR) concordou com a abertura de investigação, considerando que a conduta pode configurar obstrução de justiça e favorecimento pessoal.

A PF identificou que, em maio deste ano, Machado procurou o Consulado de Portugal em Recife, mas não teve sucesso no pedido. Há a suspeita de que ele pudesse buscar outras representações diplomáticas com o mesmo fim. Em janeiro de 2023, antes de sua primeira prisão, Cid já havia buscado assessoria para obter a cidadania portuguesa.

Na última terça-feira, quando o pedido de investigação foi feito, Gilson negou que tenha atuado em favor de Cid. Ele afirmou ter ido ao consulado para tratar do passaporte do pai. “Estou surpreso. Nunca fui atrás de nada a respeito de Mauro Cid. Tratei do passaporte para o meu pai”, declarou. Já Cid disse desconhecer a tentativa e seu advogado, Cezar Bitencourt, afirmou que o militar não tinha interesse em deixar o Brasil.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Matéria em atualização.

compartilhe